sexta-feira, 19 de agosto de 2005

As Relações Públicas e a Indústria Cinematográfica

Acabei de chegar a casa, depois de ir ver ao cinema o filme "Charlie e a Fábrica de Chocolate", de Tim Burton. Confesso que adorei o filme e toda a sua fantasia. Mas porque é que vos estou a falar disto aqui?
É simples: na minha opinião, este filme, pelo seu conteúdo, poderia ser trabalhado ao nível da comunicação e das relações públicas de forma muito interessante. Sem grandes investimentos, poderia-se criar uma expectativa sobre o filme junto dos jornalistas e consequentemente junto do público. São vários os pretextos comunicacionais que poderiam ser explorados.
Por outro lado, e se uma marca de chocolates se associasse ao filme? Não acham que seria interessante e benéfico para o produto associado e para o próprio filme? Não concordam que as relações públicas poderiam dar um forte impulso nos resultados desta parceria? Eu acredito que sim!
Penso que a indústria cinematográfica, que é um mercado muito apetecível, tem nesta área, ainda muito potencial para explorar. Digo isto, não tanto pelo que se faz nos E.U.A., onde já se investe bastante, mas mais pelo caso português, onde pouco ou nada se faz.
Por último, deixo uma questão: Será que para comunicar um novo filme é suficiente convidar umas figuras públicas para a ante-estreia, como acontece actualmente no nosso país, ou podemos ser mais imaginativos e ir mais além (como o Tim Burton nos seus filmes), e criar inovadoras acções de relações públicas?

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