quarta-feira, 24 de agosto de 2005

Angariadores de Vips

Já ouviu falar alguma vez desta profissão/ocupação? Sabe o que fazem? E quem são estas pessoas?
Eu passo a explicar: são pessoas contratadas por empresas que têm como função colocar vips em festas e eventos de marcas e produtos, com o objectivo destes obterem o maior retorno mediático.

Um bom Angariador de Vips gaba-se pela sua extensa carteira de amigos. Ou melhor, eles consideram-se amigos de toda a gente, mas na verdade não passam de meros conhecidos, na maior parte das vezes. No entanto, isto não interessa nada, nem para os Angariadores nem para os outros, pois todos têm a ganhar! Os primeiros, pela recompensa monetária em função do serviço prestado, os outros pela visibilidade que obtêm nas revistas apelidadas de cor-de-rosa e pelas ofertas que recebem.

Existem dois tipos de Angariadores: os em regime de freelancer e os que estão ligados a empresas de comunicação ou de eventos. Os primeiros estão claramente em maioria. Isto prende-se com duas razões: conjuntural e pessoal. Por um lado, o mercado português é ainda muito pequeno. Muitas das vezes não justifica ter na empresa uma pessoa das 9h às 19h “especializada” nesta área, pois o volume de eventos e iniciativas é baixo. Ao nível pessoal, a justificação é simples: ganham mais! Trabalhando por projectos ou eventos, conseguem retirar maiores rendimentos do que se estiverem ligados a uma só empresa.

Normalmente, e falo por experiência própria, estes profissionais freelancers apresentam dois tipos de orçamentos: um preço por vip, e um valor por “pack de vips”. O processo negocial é simples. Os clientes (entenda-se as empresas) dos Angariadores de Vips explicam-lhes os objectivos e a natureza do evento, e consoante estas directrizes são definidos os vips preferenciais dos clientes. Personalidades com boa reputação, bonitas e conhecidas, são as características top dos pedidos. O resto, é trabalho dos Angariadores: conjugar os desejos dos clientes com a sua carteira de contactos!

Já os vips, algumas das vezes, em “época alta” de eventos, chegam a ir a dois ou três locais na mesma noite. Ora vejamos, às 21h iniciam o seu périplo noctívago no jantar de lançamento do novo modelo automóvel da Mercedes... às 23h já estão a assistir à apresentação do novo telemóvel da Siemens... e às 02h ainda chegam a tempo de abrilhantar a noite e pousar para umas fotos em mais um aniversário da Discoteca Kapital.

Conclusão: Angariador Reputado + Vips Mediáticos = Evento com Elevado Retorno Mediático = Cliente Satisfeito

5 comentários:

Silvia disse...

Este fenómeno está directamente relacionado com a Era de Infortainment que falaste.Os media dão aquilo a que o público adere na sua maioria, e actualmente é a esse tipo de exposição e mediatismo que se devem as maiores audiências.

Anónimo disse...

Concordo plenamente. Já agora, aproveito para dar os parabéns a este blog. Está genial;)
Também estou ligada ao mundo da comunicação e também nunca sei o que dizer quando me perguntam a profissão...geralmente opto por técnica de comunicação...enfim
Ana

Softy Susana disse...

Descrição bem humorada!

Joana Borges disse...

Gostei especialmente do "pack dos vips"...gostei mto desta definição!!!!

É verdade sénior ainda não te dei os parabéns pelo blog, está muito bom!!!!

Anónimo disse...

Acertas-te na muche...quando estava na faculdade, quando os meus colegas sabiam que eu iria seguir a variante de Comunicação Empresaria, questionavam-me se eu ia servir café, bolinhos, croquetes e rissóis. Apesar de estaremos practicamente a fazer as mesmas cadeiras só com algumas variantes. Portanto, quando falo as pessoas, que o meu curso é de comunicação institucional, não entendem o que é, fico triste quando me comparam com uma tia qualquer que faz de RP numa discoteca, não que tenha nada contra elas, mas...sem mais comentários.