quinta-feira, 1 de setembro de 2005

Relações com os Media - Parte II (Conclusão)

Para se obter uma boa performance nas relações com os media não basta ao técnico de relações públicas dominar a técnica, existe outro factor muito importante - Sorte! Passo a explicar. Em todos os meios de comunicação social existem jornalistas que detestam e recusam dialogar com agências de comunicação. Encaram sempre os seus técnicos como simples vendedores e não aproveitam as mais valias de uma parceria com estes. Há por isso que ter sorte em contactar o jornalista indicado.
É completamente verdadeiro que os técnicos de relações públicas quando telefonam para um jornalista, pretendem oferecer-lhe um tema que lhes convém. Assim, como também é verdade que os jornais só existem (e têm os critérios editoriais que têm) porque vendem e dão lucro no final do ano. Quero com isto dizer, e recorrendo à linguagem popular, "ninguém dá nada a ninguém". No entanto, na minha opinião, podem-se tirar grandes proveitos de uma boa relação Jornalista - Relações Públicas, para ambos os profissionais.
Se um RP oferecer a um bom jornalista um tema pertinente, num timing adequado, numa perspectiva interessante, e possuir contactos de key opinion leaders para falarem sobre o assunto em causa, isto é meio caminho andado para que seja publicado um relevante artigo para o leitor. Este trabalho positivo e profícuo irá certamente fortalecer no futuro a relação profissional entre ambas as partes. Quem sabe se na próxima vez não será o jornalista a contactar o RP a solicitar informação sobre a sua empresa?!!

4 comentários:

Anónimo disse...

Tenho uma sugestão: coloquem os consultores de comunicação, aqueles que nunca passaram mais do que uns minutos junto de jornalistas, dentro da redacção de um jornal diário durante duas semanas. É o melhor estágio para se ser consultor de comunicação. Melhor que qualquer pós-graduação com nomes sonantes.

R.P K.Jones disse...

Boa tarde,
sou aluna de com.empresarial e relações públicas e estou a realizar um estágio curricular sobre esta temática. Existe alguma bibliografia base para a abordagem deste tema?
Obrigada!

Unknown disse...

Olá RPK Jones,

Obrigado pelo contacto. Sugiro por exemplo o livro "Saber Comunicar com os Jornalistas" de Jacques Deschepper ou "Relações Públicas" de Herbert Lloyd e Peter Lloyd.

Qualquer questão adicional, contacte-me!

RP

R.P K.Jones disse...

Obrigada pela sugestão.

Tenho o do Deschepper, e do Lampreia,ambos muito semelhantes. Para mim vai ser um desafio abordar este tema (apenas tive uma cadeira durante de relações com os media um semestre). Gostava de encontrar um com mais conceitos e teoria para incluir no meu relatório de estágio.Vou tentar o que me indicou.
Obrigada pela atenção!
Cumps