Muitas pessoas criticam o trabalho que se faz nas agências de comunicação, pois referem que os seus profissionais apenas fazem assessoria de imprensa. Criticam a falta de estratégia nas acções implementadas e nos planos de comunicação levados a cabo. Consideram-os meros executores de acções.
Na minha opinião, a assessoria de imprensa será sempre a actividade principal das agências de comunicação. É para isso que são pagas. Têm como grande objectivo gerarem notícias, dar visibilidade às empresas para as quais trabalham. Sem notícias não há agência que resista.
No entanto, enganem-se os que pensam que tudo é fácil e que qualquer um pode ser responsável de comunicação, pois basta fazer uns telefonemas e ter um vasto léxico que as notícias surgem logo. Pois, não é bem assim! Um bom relações públicas tem que ter um pensamento estratégico orientado sempre para os resultados. Sem estratégia e sem preserverança os resultados são muito reduzidos.
A estratégia de que eu falo aqui, é o alinhamento das acções de comunicação num plano. Os momentos comunicacionais têm de ter uma lógica sequencial e não podem ser despejados de qualquer forma para um plano de comunicação.
Mais do que isso. Um bom relações públicas é aquele que está atento à sociedade e ao mercado profissional onde se movimenta e sabe aproveitar as oportunidades que surgem. Muitas das vezes, estes sinais que devem ser interpretados não são claros, dependendo muito do faro comunicacional do profissional, que aliado a um espirito criativo do mesmo, pode resultar numa excelente iniciativa de relações públicas.
Em jeito de conclusão, um profissional completo é aquele que privilegia nas tarefas do seu dia-a-dia a proactividade, o conhecimento, a preserverança, a criatividade e a estratégia.
1 comentário:
What a great blog! Would you like to post on my blog?
Richards Website Design is the name.
It you are interested in a website of your own,
Visit:www.richardswebsitedesign.com
The future is ours to create!
Phil
Enviar um comentário