segunda-feira, 19 de setembro de 2005

Os Assessores e a Política

Com o aproximar galopante das eleições autárquicas nacionais, no próximo dia 9 de Outubro, multiplicam-se os debates televisivos na SIC Notícias e RTPN com os candidatos mais mediáticos de Portugal. Eu confesso que não tenho grande paciência nem para políticos nem para politiquices. No entanto, não poderia perder o debate da passada 5ªfeira, na SIC Notícias, entre os principais candidatos à Câmara Municipal de Lisboa: Carmona Rodrigues e Manuel Maria Carrilho.

Que triste espectáculo! Ofensas, desmentidos, controvérsia, e muito baixo nível entre os dois candidatos à principal câmara de Portugal! No final do debate, um estender de mão por parte de um dos candidatos que não foi correspondido pelo outro, originou mais umas ofensas e uma polémica enorme em torno deste momento televisivo.

Foi tão marcante aquela hora de televisão, que no dia seguinte, o debate foi a principal notícia dos meios de comunicação social. Assim foi, que até a RTP e a TVI passaram as imagens da SIC Notícias.

Mas perguntam vocês porque é que eu estarei a falar deste assunto num blog de relações públicas, se nem gosto de política? Passo a explicar: 24 horas após o debate ouvi um comentário interessantíssimo por parte do jornalista Joaquim Letria. Interrogado sobre qual teria sido a principal razão para o tão mau momento televisivo entre o Eng. Carmona e o Dr. Carrilho, Joaquim Letria culpou os assessores e as equipas que estão por detrás dos candidatos. Justificou tal acusação pelo facto de terem sido usadas certas expressões e posturas que não foram naturais, mas sim trabalhadas antecipadamente, com o objectivo de perturbar e destabilizar o discurso e o pensamento do adversário.
Concordo a 100% com a opinião do jornalista Joaquim Letria! Os assessores que andam no mundo da política, são muitas das vezes pessoas sem formação, que não olham a meios para atingir e derrotar os seus adversários. Na maior parte dos casos não têm uma conduta profissional e gozam cada vez mais de um maior poder junto dos políticos. Para mim, eles são um forte contributo para o estado de descrédito e desconfiança dos políticos e da política feita em Portugal. Não acham que está na hora da mudança? Quem vota a favor?

2 comentários:

Vagner de Carvalho Silva disse...

Temos conteúdos que se combinam e por isso resolvi te indicar meu blog para você e para teus leitores....poderiamos fazer uma parceria para melhorar nossos conteúdos. O meu Blog é http://vagnerdecarvalho.blogspot.com/
Poderiamos pensar em criar um blog único, falei com outra pessoa que faz um blog de RP também.

Unknown disse...

Amei amei amei sua iniciativa de criar um blog sobre relações públicas... estudo Rp na Uerj e pode ter certeza que voltarei aqui sempre para ler o que você escreve! Beijosss