quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Brands Like Bands


É com enorme prazer que irei participar na III Conferência Brands Like Bands, no próximo dia 21 de Outubro, no espaço BES Arte e Finança, em Lisboa. Os detalhes aqui no Facebook da iniciativa ou aqui via Meios & Publicidade.

As inscrições poderão ser feitas através dos seguintes contactos:
Telm.: 96 453 63 49 / 91 188 79 93

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A importância do media training


Um bom argumento para convencer o seu director/cliente a fazer media training.

(Obrigado ao meu colega André Martins por me ter dado a conhecer este hilariante vídeo)

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O desemprego nos profissionais de Comunicação e Relações Públicas


Como consultor e ator nesta área este é um tema que me preocupa bastante. São cada vez mais os profissionais sem emprego. Com ou sem experiência este é um problema transversal a todo um setor que apesar da sua performance nos últimos anos (que considero positiva), não consegue assimilar todos os profissionais. Na minha opinião, a minimização desta situação passa por alterações a três níveis:

Ensino
» Uma menor oferta de cursos e formações na área;
» Programas curriculares adaptados à realidade e com uma forte componente prática (no mínimo 60 por cento);     
» Professores que não façam do ensino a sua principal atividade profissional. É fundamental ter experiência de campo;
» Valorizar e estimular uma cultura empreendedora;
» Alunos com uma perceção real do que é a Comunicação;

Perfil dos profissionais
» Desejar superar os limites;
» Procurar ver sempre o outro lado;  
» Ser competente, rigoroso e exigente;
» Irreverência;
» Estar atualizado;
» Investir no conhecimento;

Empregadores
 » Ética e profissionalismo;
» Honestidade e transparência;
» Desejar criar valor;
» Arrojo;
» Determinação;
» Conhecimento e foco no negócio.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Ir para as redes sociais com outra tranquilidade


A Identidade Digital* (ID), consultora do grupo Guess What PR para a área das redes sociais, marketing digital e relações públicas online, lançou hoje um inovador serviço de social media management, no qual o cliente paga apenas em função dos resultados obtidos.

O retorno das campanhas é, posteriormente, avaliado, seguindo um conjunto de métricas quantitativas e qualitativas definidas conjuntamente pela ID e pelo cliente no arranque do projeto. A evolução da comunidade online, a interacção e dinamismo da mesma nos canais da insígnia, o teor das mensagens dos fãs, assim como o impacto de campanhas online na performance comercial da marca são alguns dos critérios que poderão entrar na “equação digital”.

“As redes sociais são reconhecidamente um território de influência que as marcas querem ganhar. No entanto, pela indisponibilidade de
know-how
humano ou recursos financeiros, muitas delas acabam por não entrar neste universo ou fazem-no de forma errada, sem uma estratégia sólida e bem desenvolvida”, refere Fernando Rente, partner da ID.

Com o serviço, a Identidade Digital tem como objetivo partilhar o risco e o sucesso dos projetos com os clientes e demonstrar que o investimento nas redes sociais, ao ser feito de uma forma estratégica, gera um importante retorno para a marca.


*Empresa da qual sou partner

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O Governo e a comunicação das medidas de austeridade



São muitos os “notáveis” que têm criticado nos últimos dias as mais recentes medidas de austeridade. A par disto surgem também críticas sobre a forma como o Governo tem comunicado estas medidas. A esmagadora maioria aponta a falta de informação e clareza como os principais problemas.

Tal como já tinha referido aqui em Junho passado, o sucesso e a credibilização do atual Governo passará por uma comunicação clara, verdadeira e objetiva. Contudo será de todo impossível evitar as futuras contestações sociais. Não existe consultor ou técnica que valha. Agora o que o Governo poderá fazer será reduzir o impacto destes movimentos demonstrando regularmente o que está a ser feito e o que é necessário ainda fazer para sair desta crise profunda. É imprescindível que o Governo nunca abdique da pedagogia, principalmente numa fase tão sensível e conturbada como a que vivemos atualmente.      

Deixo aqui uma dica: todos os anúncios relativos a aumentos de preços e carga fiscal serem apresentados publicamente como um lead de uma notícia, respondendo às cinco perguntas fundamentais: Who? What? Where? When? Why?