Mostrar mensagens com a etiqueta relações públicas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta relações públicas. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 10 de maio de 2017

O futuro passa por aqui





Não dá como evitar. Os últimos anos foram de grande evolução e assim será certamente nos próximos. Todo o ecossistema das Relações Públicas terá de atualizar-se, explorar novos caminhos e arriscar continuamente. Caso contrário, e muito brevemente, será considerada uma profissão em extinção.  
 
Ler aqui as principais skills a ter em conta para o futuro das RP.
 
 

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Papa Francisco



Há dias foi revelado que o Papa Francisco pretende saber o que pensam os católicos da homossexualidade, uniões de facto ou o uso de contracetivos. O Papa enviou um inquérito às conferências episcopais de todo o mundo para serem distribuídas pelas paróquias e respondidas pelos fiéis. Um inteligente ato de relações públicas que envolve as pessoas e legitima as posições que possam ser tomadas posteriormente pela Igreja.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Publicidade vs Relações Públicas

Hoje foi para o ar uma campanha de publicidade institucional da Ordem dos Farmacêuticos. Também hoje esta instituição respondeu através de um comunicado de imprensa à Ordem dos Médicos, numa polémica iniciada na semana passada. Digam-me lá o que tem mais impacto.
 
 



 


domingo, 27 de janeiro de 2013

Lance Armstrong



Não tinha ainda abordado a tão badalada entrevista de Lance Armstrong a Oprah Winfrey. Não por falta de interesse para este espaço, mas somente por inexistência de tempo da minha parte. Uma vez que recebi nos últimos dias um email de uma leitora a solicitar a minha humilde análise a este assunto, deixo aqui o que penso do ponto de vista de comunicação e imagem.
 
Se antes da entrevista do ex-ciclista existia uma nuvem carregada de incertezas sobre o mérito desportivo das suas vitórias, todas as dúvidas se dissiparam com esta confissão. Armstrong construiu uma carreira e uma história que entusiasmou os media e as pessoas. Soube usar a seu favor o problema de cancro que teve, vencendo-o sempre com grande acompanhamento mediático e cuja inteligência, sua e dos seus (muitos) conselheiros, o levou a criar uma Fundação com o seu nome para ajudar pessoas com a mesma doença. Lance Armstrong soube assim aproveitar as suas vitórias na estrada para ganhar noutros percursos extradesportivos que lhe proporcionaram reconhecimento à escala global e dinheiro, muito dinheiro.  
 
Com o surgimento das primeiras notícias sobre a utilização de doping, a imagem e reputação de Lance Armstrong começou a ficar afetada, até ficar completamente demolida com a entrevista a Oprah Winfrey. Na minha opinião, o ex-atleta aceitou confessar agora publicamente todas as suspeitas que recaíam há vários anos sobre ele, apenas para aliviar o peso das múltiplas acusações na sua consciência e por já ter percebido que estava num beco sem saída. Não acredito que Armstrong, como homem inteligente que é, aceitasse dar esta entrevista pensando que o ajudaria a fazer reset à sua imagem para conseguir erguê-la a partir deste dia.
 
Mas será que Armstrong tomou a atitude certa?
Sim, mas somente porque defendo sempre a verdade e transparência. Do ponto do vista de comunicação e reputação da sua imagem, este episódio foi um desastre. Também não poderia ser muito diferente com o teor do conteúdo e revelações feitas. Na minha opinião, Armstrong jamais conseguirá recuperar o brilhantismo e respeitabilidade pública de outros tempos. Ele enganou tudo e todos durante muito tempo e não tem mais forma de mostrar que poderia não ser um fora de série mas também não seria somente uma fraude. A sua carreira desportiva terminou, restando-lhe agora apenas resolver todos os processos judiciais onde está implicado. Nada mais de positivo espera Armstrong e a história termina aqui.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Os publicitários são tipos com graça



 
Sim, foi um publicitário, que penso ser uma referência para o sector, que escreveu estas palavras:

"Media tradicional? Campanhas banais de TV? Patrocinar juntando apenas o logótipo? Tudo coisas do século passado. Não é esse o caminho.

O caminho é ser assunto, é patrocinar conteúdos, ou melhor, é ser conteúdo sendo, por isso mesmo, assunto. O caminho é ter ideias grandes. Muito grandes. Ideias que ponham ordem na comunicação das marcas, que lhes deem uma narrativa capaz de se desenrolar para lá dos media: uma ideia por acima dos media".
Pedro Bidarra no Dinheiro Vivo

Ver aqui artigo completo.

 

terça-feira, 16 de outubro de 2012

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Relações Públicas - Posicionamento


Já repararam que as empresas de maior sucesso têm um forte trabalho de RP por detrás? É por isso que defendo a importância de ter consultores de comunicação a trabalhar de perto com o top management e as equipas de I&D na conceção de novos produtos e serviços.
Com esta metodologia, a probabilidade das marcas terem sucesso é maior. Caberá aos profissionais de comunicação aconselhar a introdução ou alteração de certos aspetos dos produtos/serviços em desenvolvimento para se tornarem alvo de notícia e gerar buzz de forma global.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O Humor na Comunicação



De facto é mesmo assim como diz aqui Sir Branson à Marketing Week. As marcas têm muito a ganhar se tiverem sentido de humor. Infelizmente, existem ainda muitos gestores que não interiorizaram este dado, preferindo, simplesmente, fazer mais do mesmo, ou seja, campanhas sem uma pitada de sal ou pimenta, chatas e inócuas. Falta-lhes quase sempre aquilo que denomino de “toque de pionés”, para despertar verdadeiramente a atenção das pessoas.

Por outro lado destaco, principalmente para os mais pessimistas, a referência à importância das Relações Públicas e dos media sociais para o sucesso das estratégias de marketing na conjuntura atual. Acreditem que não há mesmo volta a dar, as RP estão para ficar.   


quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Blogs corporativos

 
 
Conheça aqui alguns dos melhores blogs corporativos segundo a PR Daily.
 
 
Esta é uma área ainda muito pouco explorada pelas empresas portuguesas. Os que existem estão normalmente desactualizados. Muitos são desinteressantes e não causam qualquer tipo de impacto, pois falam somente para o seu umbigo, esquecendo-se do que é verdadeiramente relevante para a sua audiência.  
 


quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Ui que stress...



Eis aqui, via Agência Financeira, a lista (mais uma) das profissões mais stressantes.
 
Profissionais de Relações Públicas, estamos em 7º no ranking. Talvez para o ano conseguiremos estar a lutar pelo bronze (e falo de medalhas, não a trabalhar para o bronze, o que seria mau sinal)

 

terça-feira, 24 de julho de 2012

Leia isto antes de contratar um serviço de Relações Públicas




Um artigo interessante para aqueles que desconhecem a "realidade" das Relações Públicas. As limitações e as potencialidades de uma área em constante mutação. Consultar aqui via PR Daily. 


terça-feira, 19 de junho de 2012

Cannes Lions - Relações Públicas




"Setenta a 80% das candidaturas nos PR Lions (Relações Públicas) são de agências de publicidade e não de comunicação". Ver aqui notícia via Dinheiro Vivo.

Há muito que esta intrusão é percetível. Um dado que deveria de facto merecer a atenção das consultoras de comunicação. Quem estiver distraído ou nada fizer, arrisca-se a desaparecer.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Publicidade ou Relações Públicas?



É impressão minha ou os publicitários querem agora ser relações públicas? Pois, compreendo. Fugir da crise não é meus senhores. Ver aqui via Dinheiro Vivo.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Lançamento "Mais Capital com as Relações Públicas"

É já amanhã o lançamento do mais recente livro sobre RP: "Mais Capital com as Relações Públicas". Lá estarei ao final do dia, no Espaço Açores, em Lisboa, a apresentar a obra num gentil convite do João Figueiredo. 

Entretanto este blog teve acesso a uma imagem exclusiva que demonstra a força e a influência das RP nacionais.




quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

"Como em todos os negócios temos de evoluir para sobreviver" - Tim Solomon



Tim Solomon, CEO da Ogilvy & Mather Portugal, referiu aqui ao Dinheiro Vivo a importância de inovar para sobreviver no competitivo mercado da Publicidade. 

Para evitar o que eu disse aqui é fundamental ir mais além, ter vontade, talento e trabalhar muito. Com esta atitude verá que rapidamente os problemas transformam-se em oportunidades.         

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Mente aberta


Como já referi anteriormente, um profissional de Comunicação e Relações Públicas tem de ser uma pessoa curiosa e atenta a tudo o que o rodeia. Mais do que algo forçado, terá de estar no ADN da pessoa, podendo, obviamente, ser treinado e aperfeiçoado ao longo do tempo. Com naturalidade, devemos adoptar esta postura não só de 2ª a 6ª, das 9h às 18h, pois é fora do ambiente de trabalho e em contacto com outras realidades que "bebemos" ideias e informações que podem ser úteis para os projectos que gerimos.

Por isso, se me permitem um conselho: não sejam selectivos e vivam a vida ao máximo. Leiam o Expresso mas não deixem também de ver a Casa dos Segredos (ou outros reality shows do género). Viajem e estejam atentos aos pormenores. Assistam a um concerto de música clássica mesmo que o vosso gosto musical seja mais pop/rock. etc, etc, etc. Só assim, actualizados e com uma mente aberta, poderão evoluir enquanto profissionais.