terça-feira, 14 de julho de 2009

O Piar das RP


Alexandre Guerra a propósito do 1º ano do PiaR faz aqui uma pertinente análise sobre o que se passou na esfera da comunicação e relações públicas nos últimos 12 meses. Eis, na minha opinião, as principais notas:
1) O sector regista uma forte turbulência. É positivo. Se estivesse estagnado revelaria desinteresse e apatia entre os seus intervenientes;
2) Muitas "birras", invejas, egos desmesurados e insinuações cobardes.Concordo plenamente;
3) A blogosfera perdeu alguma força. Sem dúvida! O entusiasmo inicial desvaneceu-se. Contam-se pelos dedos de uma só mão os blogs sobre comunicação com real interesse e que procuram inovar e surpreender os seus leitores;
4) Redacções mais jovens e reduzidas. Bastará recuarmos três ou quatro anos para constatarmos que as diferenças são abissais.
Quanto à crítica que Alexandre faz ao facto do sector continuar pobre, penso que está na mão, ou na cabeça de cada um, dar o seu contributo para que este melhore através de ideias e propostas verdadeiramente criativas e diferenciadoras. Lamentarmo-nos ou cruzarmos os braços não solucionam os problemas actuais. Sou um optimista por natureza, mas consciente. Num mercado cada vez mais concorrencial, independentemente da área, sei que sem trabalho e perseverança nada é alcançado. É esta a minha postura. É assim que tenho conseguido as minhas vitórias. Um desses exemplos é este blog que, de há quatro anos para cá, tantas alegrias me tem dado.
É por isso que digo que só o eterno profissionalismo, dedicação e união entre os players do sector, fará deste um espaço muito mais atraente, valorizado e cobiçado.
PS: Parabéns PiaR! Continuem!

1 comentário:

Rodrigo Saraiva disse...

Obrigado Renato.
Um abraço