terça-feira, 7 de julho de 2009

A marca Cristiano Ronaldo



Gosto bastante de futebol. Como qualquer adepto, vibro com os golos e os “artistas da bola”. Cristiano Ronaldo é obviamente um deles. Com 24 anos, o português bate recordes consecutivos e ontem, na sua apresentação em Madrid, voltou a superar tudo e todos.

Apoiado pela poderosa máquina do Real Madrid (RM) ao nível do marketing e comunicação, Cristiano Ronaldo encheu um estádio com 85 mil espectadores e foi o protagonista do dia nos canais de todo o mundo. Até mesmo naqueles países onde o futebol não é o desporto rei. Ronaldo tornou-se num fenómeno à escala mundial sendo na actualidade o maior embaixador de Portugal.

No patamar onde chegou, Ronaldo é hoje uma marca muito valiosa que deve ser usada não só pelas insígnias comerciais como também ao serviço do país e da sua projecção no mundo. Os portugueses esperam que o agora jogador do RM esteja sensível a esta questão e que a encare como um autêntico desafio de futebol que fará tudo para vencer.

Por outro lado será importante que Ronaldo nesta nova fase da sua carreira faça uma gestão estratégica da sua imagem enquanto marca. Se em Manchester os holofotes eram muitos sobre ele, em Madrid serão muitos mais. Tal como Luís Figo que quando começou a emergir no mundo do futebol criou a sua própria Fundação (gerida por uma empresa profissional), também o novo número 9 do Real deverá dedicar algum do seu (pouco) tempo a causas sociais que farão dele um “produto” ainda mais respeitado e apetecível. Imaginem se, para começar, Cristiano Ronaldo anunciasse que durante os seis anos de contrato que o ligará ao RM doasse 1 por cento do seu ordenado a um conjunto de instituições de solidariedade e a organizações que desenvolvem um trabalho meritório.

2 comentários:

Ocappuccino.com disse...

E o que achaste da homenagem ao Ronaldo Nazario na camiseta? Número 9 e somente escrito RONALDO. Foi tambem um pouco de sensibilidade de marketing, pois todas as camisas que torcedores compraram do RONALDO FENOMENO agora já valem pro Cristiano Ronaldo.

Abraços,
MATEUS D'OCAPPUCCINO

Unknown disse...

Concordo plenamente contigo. Ainda não tive oportunidade de ver ao detalhe, mas parecem-me que as camisolas são rigorosamente iguais. Se assim for, será um erro infantil de marketing.

Abraços,
RP