sábado, 28 de março de 2009

Os dois lados da notícia



Dois olhares distintos sobre o mesmo assunto. Isto há cada coincidência...





Ver aqui notícia do Diário Digital

segunda-feira, 23 de março de 2009

Cabovisão tem tudo menos visão


Todos sabemos que as empresas de telecomunicações estão no top das reclamações dos consumidores nacionais. Deficiente assistência técnica, serviços comerciais pouco credíveis, incumprimento de contratos, entre outros. Agora, para além de tudo isto, têm também falta de visão comercial. Falo-vos a propósito de uma situação que me chegou através de uma cliente da Cabovisão.

Actualmente as empresas apenas se preocupam em ganhar novos clientes, canibalizando, pelo preço, mercados já muito saturados. Procurar diferenciar e inovar nos serviços e nas práticas é algo que fica normalmente num segundo plano. A principal aposta destas empresas está centrada em realizar mensalmente novos contratos (muito por culpa dos milhares de comerciais que andam na rua), minorando o esforço para manter os actuais e esquecendo por completo a importância da relação e da fidelização.

Confirmando esta estratégia, a Cabovisão tem actualmente uma campanha que por pouco mais de 19€ poderá adquirir os serviços de TV e telefone, num contrato válido por um ano. Até aqui tudo bem, não fosse o facto dos actuais clientes (muitos deles há já vários anos) estarem a pagar pelos mesmos serviços cerca de 33€, ou seja, mais 75%!!! Quando questionada, a empresa refere que esta é uma promoção apenas para novos clientes, excluindo os actuais. Ou seja, a Cabovisão com este comportamento está simplesmente a convidar os clientes a cancelarem os seus contratos e a mudarem-se para a concorrência.

Muito se fala em fidelização, relação e retenção de clientes, no entanto, infelizmente, poucas empresas passam da retórica à prática. Tal situação prejudica gravemente a boa imagem das organizações.

terça-feira, 10 de março de 2009

Desperdícios



Nada disto seria necessário caso os nossos marketeers já tivessem percebido que o marketing intrusivo passou à história e que os tempos actuais exigem outro tipo de estratégias...


in Diário Digital

DGC cria lista para travar publicidade através do telemóvel

As pessoas que não querem receber mensagens publicitárias através do telemóvel vão poder inscrever-se numa lista que será permanentemente actualizada pela Direcção-Geral do Consumidor (DGC), segundo um decreto-lei publicado hoje.

Segundo o diploma, que entra em vigor a 08 de Maio, é «proibido» enviar comunicações publicitárias por via electrónica, SMS ou MMS a quem constar das listas da DGC e das próprias entidades, nas quais manifestam o desejo de não receber as mensagens de marketing.

Compete à DGC «manter actualizada uma lista de âmbito nacional de pessoas que manifestem o desejo genérico de não receber quaisquer comunicações publicitárias», lê-se no diploma.

Os interessados em não receber mensagens publicitárias terão de preencher o formulário electrónico disponibilizado através da página electrónica da DGC, estando as entidades que promovam o envio dessas mensagens obrigadas a consultar a lista, que será actualizada trimestralmente.

Também é publicada hoje legislação que regula a publicidade a serviços de audiotexto e a serviços de valor acrescentado baseados em mensagens.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Um 2009 com cartões mas sem complicações (Actualizado)

(Caso tenha conhecimento de mais alguma iniciativa deste género, envie-me para eu fazer referência aqui no blog)

Segunda-feira, 2 de Março de 2009

Câmara de Aljustrel lança cartão social contra a crise


A Câmara Municipal de Aljustrel anunciou hoje o lançamento de um cartão social e de apoios financeiros para melhorias em habitações de pessoas carenciadas, dois contributos para tentar minimizar os efeitos da actual crise económica.

Através do Cartão Social do Utente dos Serviços Municipais, os beneficiários, pessoas com carências comprovadas, vão ter direito à isenção total ou a descontos no pagamento de tarifas ou taxas aplicáveis a bens e serviços prestados pelo município, explicou o edil Manuel Camacho.
Como exemplo, os titulares do cartão poderão beneficiar da isenção total ou de descontos no pagamento do consumo de água, nas taxas de saneamento e de tratamento de resíduos sólidos e nas entradas em equipamentos municipais.
A Câmara aprovou também normas para conceder apoios financeiros a fundo perdido a famílias carenciadas ou pessoas dependentes residentes no concelho para poderem realizar intervenções de conservação, beneficiação ou adaptação das suas habitações.
Apoios a empresários locais, nomeadamente a diminuição da taxa de derrama para as pequenas e médias empresas, apoios a idosos na compra de medicamentos e reduções nos impostos municipais para as famílias carenciadas são algumas das medidas reclamadas pelo PS e que não foram ainda implementadas.
in Diário Digital

Um 2009 com cartões mas sem complicações


A poucos meses das eleições autárquicas, os municípios multiplicam-se a criar programas, subsídios, pacotes e cartões. Segundo dizem, o objectivo passa essencialmente por ajudar as populações a ultrapassar a crise sem complicações. Será que estas medidas conseguirão seduzir os eleitores?
Confira aqui algumas das iniciativas que têm marcado este início de 2009: