domingo, 12 de abril de 2009

RP mais poderosa que a publicidade

Já foi divulgado no passado mês de Março mas ainda não tinha aqui feito referência. Dada a sua importância fica agora a nota.


Segundo o estudo The Prominence (ver aqui notícia na PR Week) as relações públicas são mais poderosas do que a publicidade, pois um quarto do valor das marcas depende do sucesso das acções de RP. A investigação levada a cabo por uma empresa inglesa analisou a relação entre a cobertura dos media e o valor das marcas para as empresas.

O estudo revela ainda que em sectores onde existe uma maior pesquisa antes da decisão de compra, como a dos computadores, as relações públicas podem chegar a ser responsáveis por quase metade do valor da marca. Apple, Amazon, Cisco e Dell são algumas companhias da área tecnológica onde as notícias têm maior preponderância no valor global da marca. As relações públicas revelaram-se igualmente importantes em sectores como o automóvel, electrónica de consumo e serviços financeiros.
A metodologia da investigação utilizou uma combinação entre títulos, leads e menções em textos de notícias independentes que não foram pagas pela marca.

2 comentários:

Ocappuccino.com disse...

Essa notícia realmente é de animar estudantes de Relações Públicas. Fiquei feliz ao ler e vou repassar a todos os colegas.

Abraço
Mateus d'Ocappuccino

R.P K.Jones disse...

Vou enviar esta notícia aos meus colegas de Mkt...