Foi hoje apresentado um estudo realizado pela Universidade Lusófona que refere que mais de metade dos portugueses sente indiferença pelo cinema nacional. Desinteresse pelos argumentos, ideia negativa dos actores e falta de promoção dos filmes portugueses foram as razões principais evocadas pelos inquiridos.
Globalmente, o estudo concluiu que existe uma "falta de empatia" e uma "atitude negativa generalizada" dos portugueses em relação aos filmes nacionais, segundo os autores do mesmo. Estas conclusões não são certamente inesperadas para ninguém, mas penso que está na altura dos responsáveis se unirem e definirem uma verdadeira estratégia que vise melhorar a imagem e a performance da indústria cinematográfica portuguesa.
A falta de verbas não poderá ser uma justificação para uma deficiente promoção dos filmes portugueses. Penso que a solução aqui será o uso da criatividade, nomeadamente com a concretização de profícuas parcerias.
Se as produtoras nacionais não têm actualmente capacidade para promover os seus trabalhos de forma adequada, torna-se crucial que estas desenvolvam planos estratégicos de acções, sempre definidos de acordo com os objectivos e conteúdos específicos de cada filme.
Como é possível que produções nacionais premiadas e reconhecidas internacionalmente estejam presentes em meia dúzia de salas portuguesas, e quase sempre despidas de espectadores?
Bem sei que as mentalidades não se alteram de um dia para o outro, mas isto não é razão para cruzarmos os braços e nada fazermos como habitualmente. Por isso.... 1,2,3... ACÇÃO!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário