domingo, 20 de novembro de 2005

Boato ou talvez não?

Esta semana enviaram-me um e-mail que resolvi partilhar convosco. Eis a mensagem:

Um Crime

Uma história de 2 aeroportos:
Áreas:
Aeroporto de Málaga: 320 hectares
Aeroporto de Lisboa: 520 hectares
Pistas:
Aeroporto de Málaga: 1 pista
Aeroporto de Lisboa: 2 pistas
Tráfego (2004):
Aeroporto de Málaga: 12 milhões de passageiros, taxa de crescimento de 7 a 8% ao ano
Aeroporto de Lisboa: 10,7 milhões de passageiros, taxa de crescimento de 4,5% ao ano
Soluções para o aumento de capacidade:
Málaga: 1 novo terminal, investimento de 191 milhões de euros, capacidade 20 milhões de passageiros/ano. O aeroporto continua a 8km da cidade e continua a ter uma só pista
Lisboa: 1 novo aeroporto 3.000 a 5.000 milhões de euros, solução faraónica a 40km da cidade

É o que dá sermos ricos com o dinheiro dos outros e pobres com o próprio espírito. Ou então alguém tem de tirar os dividendos dos terrenos comprados nos últimos anos. Ninguém investiga isto?

E sabem quem é o dono dos terrenos da Ota… Pois é…o Dr. Mário Soares, sabem agora porque é que ele se vai recandidatar?!! Porque o negócio com o Cavaco na presidência poderia ser inviabilizado.
_____________________________________
É certo que esta semana o candidato presidencial em causa já refutou publicamente o (suposto) boato, esclarecendo que nem ele nem qualquer familiar seu possui terrenos na Ota. No entanto, sendo verdade ou não, existirá sempre uma percentagem de pessoas que duvidará das palavras do Dr. Mário Soares. Muitos alegarão que se o assunto veio a público através dos media, é porque a acusação terá algum fundamento. É incontestável, este facto belisca a imagem do candidato do PS.
Qual será a origem de tudo isto? A investigação jornalística ou as máquinas partidárias? Eu acredito sinceramente muito mais na segunda opção. Isto porque as estratégias dos muitos assessores que trabalham a comunicação e imagem dos candidatos políticos são cada vez mais fortes, incisivas e aguerridas. É assim natural levantarem-se este tipo de boatos, a que eu carinhosamente apelido de "poeira política", pois em vez de se discutir ideias e propostas, opta-se por este tipo de "jogo" muito pouco sério. Resta agora apenas uma questão: Quem realmente beneficia com este tipo de estratégia?

Sem comentários: