domingo, 23 de outubro de 2005

As Pós-Graduações em Comunicação

Nos últimos tempos temos assistido ao nascimento de múltiplas pós-graduações na área da comunicação e relações públicas em Portugal. Serão todas válidas? Serão todas enriquecedoras? Serão uma mais valia profissional para as pessoas que as frequentam? Tenho sérias dúvidas!
Das dezenas de cursos que existem, contam-se talvez pelos dedos de uma mão só, os que realmente valem a pena investir tempo e dinheiro. Muitas pós-graduações em comunicação que existem em Portugal não têm programas científicos úteis nem professores com competências adequadas.
Eu sou defensor acérrimo da formação contínua, e penso que sem esta mentalidade e atitude não é possível evoluir, no entanto acho que se anda a comprar gato por lebre.
Compreendo que as pessoas que infelizmente estão no desemprego ou estagnadas profissionalmente procurem as pós-graduações com o objectivo de impulsionar as suas carreiras. No entanto, também infelizmente, existem no mercado outros que se aproveitam desta fragilidade, desenhando cursos e convidando professores mediáticos, apenas a pensar no retorno finaceiro dos mesmos.
Isto é como tudo. É fundamental beber informação junto de várias fontes, reflectir e tomar a decisão que se acha mais acertada. Com esta estratégia, temos muito mais hipóteses de sermos felizes!

3 comentários:

Anónimo disse...

Passa pra cá o dinheirinho e toma lá o canudo! Sim porque não levas mais nada.

Concordo plenamente contigo! Já agora conhecem algum mestrado que mereça o nosso tempo e Dinheiro?

Anónimo disse...

Já agora, quais são as pós-graduações que considera que valem a pena?
OBG

Unknown disse...

Caro leitor,
Na minha opinião as instituições que oferecem pós-graduações na área da comunicação com melhor qualidade são as seguintes:
- Universidade Católica Portuguesa;
- Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa;
- Universidade Nova de Lisboa;
- Escola Superior de Comunicação Social.

Obrigado pela sua visita.

Disponha sempre.

Renato Póvoas