O que pretendia ser uma ação (ver aqui)
de comunicação digital de sucesso, tornou-se rapidamente num pesadelo para a
marca promotora, neste caso a Samsung. Embora a ideia fosse razoável e os objetivos
percetíveis – aproximação a um target jovem e trendy – a implementação foi
desastrosa devido ao perfil e discurso dos bloggers, o próprio ambiente das
gravações e depois o timing de divulgação dos vídeos.
Apesar da marca se justificar dizendo que pretendeu dar a
conhecer “uma faceta diferente dos bloggers, entrando em sua casa e
observando-os num ambiente intimista e pessoal” e que a “tecnologia permite
melhorar a vida das pessoas, inspirando o seu dia-a-dia e oferecendo momentos
únicos e inesquecíveis”, a verdade é que tudo soa a fútil, falso e descabido
para o atual momento dos portugueses.
As marcas devem perceber que as pessoas estão hoje em dia mais sensíveis
e menos tolerantes do que nunca, dadas todas as dificuldades que enfrentam. Contudo, isto não significa
que as ações e os discursos comerciais terão de ir neste sentido negativo e pessimista que
assola infelizmente a nossa sociedade. Antes pelo contrário. As marcas têm aqui uma
excelente oportunidade para inspirar e “puxar para cima” com humor, irreverência
e, principalmente, bastante inteligência.
Por outro lado, não basta envolver um conjunto de bloggers, supostamente com notoriedade pública, que as marcas vão aproximar-se das pessoas e começar a "vender que nem pipocas". Para atingir o tão almejado buzz e passa a palavra, mais do que os atores envolvidos, é fundamental existir verdade, coerência e realismo no discurso. Caso contrário tudo será em vão.
Nota adicional: os mesmos bloggers tiveram recentemente
outra participação comercial onde aparecem com equipamentos cujas marcas são
concorrentes da Samsung. Ver aqui
2 comentários:
A telecel com o "'tou sim, é pra mim?" não foi à procura de um pastor para o fazer o anúncio, mas sim de um ator.
Esta "menina", apesar de poder ser muito boa naquilo que faz, não tem oralidade nem a presença necessárias para um anúncio persuasivo.
Aliás, a mala Chanel fica-lhe a matar (ponto)
"Por outro lado, não basta envolver um conjunto de bloggers, supostamente com notoriedade pública, que as marcas vão aproximar-se das pessoas e começar a "vender que nem pipocas"."
Um bom post, boa análise e uma excelente ideia, retida nessa frase. Cumprimentos.
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