quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Social Media: Não basta querer, é necessário estar preparado


Através do PiaR tomei conhecimento deste post da Alda Telles sobre quais os melhores profissionais para trabalhar a comunicação das marcas nos social media. Concordo na generalidade com o artigo. Os profissionais de RP são sem sombra de dúvidas os melhores para actuar nestas novas plataformas ao nível da estratégia, conteúdos, relação, dinâmica, etc.

Contudo temos também de ser um pouco críticos connosco mesmos. Só assim conseguiremos ser melhores dia após dia e valorizar as nossas competências e trabalho junto das marcas. Digo isto porque nos últimos meses, no âmbito deste blog, tenho recebido por email informações de diversas agências de comunicação. 99,9 por cento das informações recebidas nada têm a ver com o universo da Comunicação e Relações Públicas. O meu blog deve estar certamente referenciado em algumas listas de blogs (espero eu de malta porreira), e por isso, cá vai disto. Disparamos para todo o lado, independentemente do perfil e conteúdos do blog.

Isto é uma autêntica perda de tempo, que não produz qualquer tipo de resultado e um mau trabalho que em nada prestigia o sector da Comunicação e Relações Públicas. As empresas devem estar atentas a estes duvidosos procedimentos internos e rectificar de imediato o comportamento dos seus profissionais. Isto porque para fazer copy-paste e carregar no send até a minha sobrinha de 4 anos faz.

2 comentários:

Natalia Vieira disse...

Concordo quando você diz que as vezes as pessoas confundem muito o trabalho de um Relações Públicas. Muitas acabam associando RP a qualquer assunto, sem nem mesmo entender o que essa profissão faz.
Como RP,defendo que a nossa profissão está cada vez crescendo mais e, principalmente, no meio empresarial, em que aumentam as necessidades de usar a comunicação para se comunicar com os públicos. Hoje, é cada vez mais natural as empresas contratarem esses profissionais para gerenciar um canal direto com os públicos: as midias sociais

Unknown disse...

Caro(a),

Acredito plenamente no título. Não basta hoje em dia querer um twitter, um facebook, tem que estar preparado. As mídias sociais tornaram-se uma ferramenta de comunicação, as informações se espalham com muita rapidez. Existem até regras de Do and Dont's.
Precisa tomar muito cuidado com o que for postar nesses meios, porque uma vez que postado, não tem como voltar atrás.