quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Capacidade de comunicação de um líder

Um bom líder tem de saber comunicar de forma clara, sucinta e cativante.
Infelizmente, ainda existem muitos casos de pessoas com elevadas responsabilidades que não estão devidamente preparadas para enfrentar um jornalista ou uma audiência de média dimensão. O domínio das técnicas de comunicação é na actualidade um ponto fulcral na construção de um líder e na sua afirmação ao nível interno e externo. Por muito boa que seja uma ideia, ela só é verdadeiramente “comprada” se for bem transmitida a quem de direito. Tal como numa decisão difícil, e na actual conjuntura de crise são muitas as que os líderes têm de tomar, uma boa comunicação consegue legitimar essa posição menos simpática. Contudo, sempre num quadro de verdade e transparência.

Procure também entusiasmar as pessoas com quem tem a oportunidade de estar. Valorize ao máximo estes momentos e capte o interesse das pessoas. Contudo, sem nunca perder a sua personalidade e autenticidade, trabalhe-a de forma a ir ao encontro do interesse dos outros e em função do ambiente e circunstâncias onde está.

Por fim, seja selectivo no número de intervenções que faz. Procure não opinar sobre tudo, sabemos que não existem humanos com conhecimentos sobre todas as matérias (a devida excepção para o Nuno Rogeiro), nem emitir ideias novas todos os dias. Não caia na tentação de ambicionar ter um “soundbyte” sempre que acorda de manhã.

4 comentários:

S&J disse...

Sem dúvida...um bom líder não deve saber apenas como comunicar, mas também quando comunicar...infelizmente, existem tantos que não conseguem acertar quer num, quer noutro...A minha ideia para os ajudar? - «Comunicação para totós»!!

S&J disse...

Sem dúvida nenhuma que tão importante como a forma como se comunica e passa a mensagem, é o momento e contexto em que é feito! Contudo, há demasiados líderes a não conseguir acertar quer num, quer noutro...a minha solução? «Comunicação para Totós»!!!

Flávia M. disse...

Comunicar nunca foi fácil, mas sempre necessário em qualquer ambiente. Quando se é um líder isso se torna algo fundamental.Acredito e concordo que muitos que estão na mídia, na política e tem a sorte de poder mostrar para a sociedade melhores pensamentos, ideais,entretanto acabam se corrompendo e fazendo desse meio um nada. Precisamos de melhores comunicadores !

Karen Nakamura disse...

Comunicar é uma tarefa muito difícil. A comunicação para ser clara e sem ruídos deve ser minuciosamente trabalhada. Infelizmente existem lideres que acham que a comunicação é apenas um mal necessário.
Parabéns pelo Blog