terça-feira, 3 de agosto de 2010

Criatividade



Nos últimos tempos parece que virou moda falar de criatividade. Ela é referida por toda a gente, incluindo o Presidente da República, nas mais diversas áreas. São inúmeras as definições existentes mas o grande problema não é o entendimento que cada um de nós tem sobre o que é ou como a criatividade pode ser útil nas nossas vidas. O grande problema é a sua aplicabilidade. Como em muitas outras matérias apregoamos muito e agimos pouco.

Por norma a nossa sociedade não estimula o comportamento exploratório com base na tentativa e erro. Desde pequenos que somos formatados a agir de acordo com padrões rígidos há muito criados sob pena de sermos alvo de uma punição mais ou menos gravosa consoante a suposta infracção. Salvo raras excepções somos um povo conservador e pouco dado ao risco e mudança. Não nos iludamos. Esta mentalidade só mudará daqui a uma ou mesmo duas gerações. Receio que nessa altura seja já demasiado tarde para que nos consigamos impor como país perante uma conjuntura internacional fortemente concorrencial.

Necessitamos definitivamente de enterrar velhas ideias e não ter receio de abrir a porta que dá acesso ao mundo. Temos tantas ou mais capacidades do que os outros que chegam ao nosso país provenientes de Espanha, EUA ou China. Falta-nos apenas auto-estima e atitude para materializar as ideias e os projectos que fervilham nas nossas cabeças mas que, para mal dos nossos pecados, muitas vezes ficam apenas por aqui. Por isso digo: criem, inovem, façam acontecer e sejam felizes!

2 comentários:

Marta Eusébio Barbosa disse...

As aulas de publicidade das quais mais gostei na minha licenciatura foram sem dúvida as de escrita criativa: deram-me pontos estratégicos para construir essa coisa da criatividade!

Contudo, é preciso ver que essa coisa da criatividade é uma espontaneidade pensada e tem que ser adequada ao desafio que temos em mãos. Quando se fala em criatividade como solução, apela-se, de forma camuflada, a que as pessoas aprendam a pensar, mas de uma forma fashion!

E é por saberem conciliar estas dimensões (pensamento crítico+espontaneidade+criatividade+tudo de bom) que os Relações Públicas têm que assumir a importância merecida!

=D

Anónimo disse...

bom comeco