quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Comunicação Digital



Esta semana fui contactado pela Associação Brasileira de Relações Públicas a propósito do seu 10º Encontro sobre Comunicação Digital.

Destaco este contacto pelo seguinte:

- Pensaram efectivamente no target.
Falaram directamente com bloggers e com a devida antecedência;

- Utilizaram uma abordagem correcta.
Personalizaram a informação com o meu nome e o do blog, e não apenas no início do e-mail. Demonstra cuidado e trabalho;

- Linguagem utilizada adequada.
Simples, directa e objectiva!

- Criaram incentivos para estimular a participação.
Por cada 10 inscrições no Encontro que fizerem referência ao facto de terem visto a informação num determinado blog, o seu administrador poderá participar gratuitamente no evento e os profissionais e estudantes têm 10% de desconto no valor da inscrição.

Um bom exemplo de como devemos interagir online.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Os pseudo-jornais



Ver aqui artigo sobre os propaganda newspapers que estão a surgir no Reino Unido.

Se por um lado constatamos que os jornais são ainda muito importantes para mudar opiniões e contruir reputação, observamos também que tal potencial é rentabilizado num negócio pouco ético.

Em Portugal ainda não chegámos a este ponto, mas já temos projectos onde o comercial se sobrepõe claramente ao editorial.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

ICAP II


Tal como eu, parece que existem outros que consideram a campanha de publicidade do ICAP uma autêntica miséria. Ver aqui o meu post sobre o assunto e aqui a opinião do Sangue, Suor e Ideias.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Diário Económico destaca redes sociais



A edição de hoje do jornal Diário Económico dá um especial enfoque ao tema das redes sociais, como o Twitter ou o Facebook. Consultar aqui artigo e aqui a opinião do Francisco Ferreira da Silva (Subdirector do DE) sobre o assunto.

Quais as principais empresas portuguesas que usam estas plataformas online para comunicar com os seus consumidores; As suas estratégias; As vantagens e desvantagens nesta presença; ou as principais dicas para entrar neste “novo mundo” são alguns dos assuntos abordados ao longo do artigo.

Vale a pena dar uma vista de olhos.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

"Guerrilha Ideológica" - 31 da Armada


O blog PiaR faz aqui o retrato do brutal impacto da acção das bandeiras da Câmara Municipal de Lisboa levada a cabo pelos elementos do blog "31 da Armada". De facto, apenas uma palavra para descrever tudo isto: Impressionante!


Ver aqui o vídeo.


sábado, 8 de agosto de 2009

4 anos de Relações Públicas Sem Croquete



O Relações Públicas Sem Croquete cumpre hoje o seu 4º aniversário. No dia 8 de Agosto de 2005 referi que a criação deste inovador espaço pretendia incutir maior visibilidade e reconhecimento a uma área que pode ter um importante papel ao serviço de empresas ou instituições. Volvidos quatro anos reafirmo o que disse nesse primeiro momento.

Não caindo no facilitismo da polémica ou da cusquice do sector, tenho pautado as minhas intervenções com elevada seriedade, transparência e objectividade, pois considero ser este o caminho mais correcto.

Neste momento simbólico não posso deixar de agradecer a todos os meus leitores, portugueses e não só, que ao longo dos últimos quatro anos têm participado com os seus comentários e emails. A todos eles, o meu muito obrigado, pois são eles o grande motor deste espaço.

Um grande abraço a todos!

terça-feira, 4 de agosto de 2009

ICAP


O ICAP (Instituto Civil da Autodisciplina da Comunicação Comercial) lançou no passado mês de Junho uma campanha de publicidade que visa aumentar a sua notoriedade e demonstrar que os diversos players do sector defendem uma publicidade verdadeira. O mote da campanha adoptado é: “A Publicidade interessa-nos a todos”. Ver aqui.

Eu diria que:

1) A notoriedade não se conquista por esta via (publicidade), mas sim pelas RP;

2) Se as pessoas daquela entidade defendem “uma publicidade mais responsável, verdadeira, legal e honesta”, qual a razão de terem adoptado uma mensagem tão questionável como “A Publicidade interessa-nos a todos”?

3) São campanhas como estas que fazem o público duvidar e desinteressar-se cada vez mais pela publicidade actual.