Mesmo para quem não gosta ou liga a futebol, certamente reconhece que a Carlsberg Cup (Taça da Liga) está envolta em constantes polémicas. Se na primeira edição a competição foi relativamente tranquila, o mesmo já não se poderá dizer da actual. Algo que deve estar a preocupar o principal patrocinador da prova.
Tem acontecido um pouco de tudo: polémicas na arbitragem, regulamentos dúbios, equipas que ameaçam não comparecer aos jogos, falta de espectadores nos estádios… São tantas as situações que obrigou já a UNICER, detentora da marca Carlsberg, vir a público exigir rapidez na resolução dos problemas (ver notícia aqui).
Perante todos estes episódios, questiono-me:
- Face ao elevado investimento feito pela UNICER na competição, não estará o retorno aquém do esperado?
- Não terá sido um “casamento infeliz” com um evidente prejuízo para a marca?
A resposta a ambas é SIM.
A resposta a ambas é SIM.
2 comentários:
Não percebo porque é que a resposta é SIM, apenas pelas razões que considera.
Afinal que retorno pode ser esperado pela associação de uma marca a uma liga de futebol senão o facto de andar a marca na boca das pessoas e em tudo quanto é noticias? Não me parece que a polémica vibrante do futebol seja nefasta para a marca que está a associar-se a uma modalidade desportiva e não a uma teia de conspirações.
A minha pergunta é mais tentar saber se vale a pena este tipo de associação, sendo que o investimento é enorme e não assegura por si só qualquer aumento de procura. Ou se a taxa de aumento, a verificar-se, vale a pena. Pois hoje o que não falta são formas de chegar até aos consumidores a baixo custo e com outras ferramentas de controlo sobre o ROI.
Olá Renato,
A minha opinião vai mais no sentido do primeiro comentário.
É certo que a máxima "toda a boa ou má publicidade é publicidade" nem sempre se aplica mas neste caso, sendo a marca algo que efectivamente dá o nome à liga mas tão distante do mundo real do futebol e suas disputas, não vejo que esta saia prejudicada.
Concordo também com o autor que há meios para chegar aos consumidores com ROI mais elevado... No entanto, para uma marca não dominante como a Carlsberg, acho que este tipo de presença é essencial para rivalizar com as marcas dominantes (mesmo que canibalizando Sagres mas isso já é lá com eles...).
Eu, por exemplo, já tinha reparado que havia a dita Liga e pouco ou nada ligo a futebol e o certo é que o raio da marca me ficou registado na memória.
Hum... já marchavam uns minuins com Carlsberg!
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