quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Carlsberg Cup


Mesmo para quem não gosta ou liga a futebol, certamente reconhece que a Carlsberg Cup (Taça da Liga) está envolta em constantes polémicas. Se na primeira edição a competição foi relativamente tranquila, o mesmo já não se poderá dizer da actual. Algo que deve estar a preocupar o principal patrocinador da prova.


Tem acontecido um pouco de tudo: polémicas na arbitragem, regulamentos dúbios, equipas que ameaçam não comparecer aos jogos, falta de espectadores nos estádios… São tantas as situações que obrigou já a UNICER, detentora da marca Carlsberg, vir a público exigir rapidez na resolução dos problemas (ver notícia aqui).


Perante todos estes episódios, questiono-me:

- Face ao elevado investimento feito pela UNICER na competição, não estará o retorno aquém do esperado?

- Não terá sido um “casamento infeliz” com um evidente prejuízo para a marca?

A resposta a ambas é SIM.

2 comentários:

Domingos Pereira disse...

Não percebo porque é que a resposta é SIM, apenas pelas razões que considera.

Afinal que retorno pode ser esperado pela associação de uma marca a uma liga de futebol senão o facto de andar a marca na boca das pessoas e em tudo quanto é noticias? Não me parece que a polémica vibrante do futebol seja nefasta para a marca que está a associar-se a uma modalidade desportiva e não a uma teia de conspirações.

A minha pergunta é mais tentar saber se vale a pena este tipo de associação, sendo que o investimento é enorme e não assegura por si só qualquer aumento de procura. Ou se a taxa de aumento, a verificar-se, vale a pena. Pois hoje o que não falta são formas de chegar até aos consumidores a baixo custo e com outras ferramentas de controlo sobre o ROI.

luis disse...

Olá Renato,
A minha opinião vai mais no sentido do primeiro comentário.

É certo que a máxima "toda a boa ou má publicidade é publicidade" nem sempre se aplica mas neste caso, sendo a marca algo que efectivamente dá o nome à liga mas tão distante do mundo real do futebol e suas disputas, não vejo que esta saia prejudicada.

Concordo também com o autor que há meios para chegar aos consumidores com ROI mais elevado... No entanto, para uma marca não dominante como a Carlsberg, acho que este tipo de presença é essencial para rivalizar com as marcas dominantes (mesmo que canibalizando Sagres mas isso já é lá com eles...).

Eu, por exemplo, já tinha reparado que havia a dita Liga e pouco ou nada ligo a futebol e o certo é que o raio da marca me ficou registado na memória.

Hum... já marchavam uns minuins com Carlsberg!