Hoje trago-vos aqui parte de um artigo que li na revista Exame, na edição de Fevereiro, sobre como aparecer na comunicação social. Apesar de já ter tratado este tema anteriormente, achei interessante abordá-lo novamente para vós, leitores assíduos do blog, dada a sua qualidade, clareza e pertinência. Eis as dicas:
1- Eleja um responsável pela comunicação da empresa
Se não houver alguém ou uma equipa com esse trabalho específico, a empresa identificará certamente menos oportunidades de comunicação do que as que realmente existem. Se optar por um serviço em outsourcing certifique-se da excelência da agência de comunicação. Quanto melhor o interlocutor conhecer o negócio e a empresa, mais eficaz será a comunicação e célere o esclarecimento de dúvidas dos jornalistas.
2- Seja disponível
Quanto mais disponível for o líder e toda a equipa, mas facilmente conquistará a confiança dos jornalistas, sempre ávidos de fontes credíveis e de celeridade na confirmação e obtenção de dados. Em situações de crise esta postura torna-se ainda mais imperativa.
3- Invista em bases de dados
Se tiver sempre à mão os dados solicitados pelos media ambas as partes pouparão tempo. Facilitar o acesso a dados da sua empresa pode valer-lhe até alguns tempos de antena inesperados. Por exemplo, se para o público for indiferente ilustrar um artigo com um produto da sua marca ou da concorrência, o jornalista não hesitará em usar o que for mais acessível. Disponibilizar imagens on-line, em alta resolução, é um excelente trunfo.
4- Estude bem cada órgão
Aponte cada periodicidade, linha editorial e gráfica, e como estão arrumadas as secções. Segmente a informação em função de cada meio, mas não se esqueça de que, afinal de contas, todos concorrem com todos. Ninguém quer dar a ler algo que este já sabe (não interessa como nem onde).
5- Personalize a informação
Segmente a sua informação por assuntos e fique atento às sensibilidades e áreas de especialidade de cada jornalista. Actualize regularmente a lista de contactos e evite massacrar jornalistas com assuntos que não acompanham.
6- Não envie demasiada informação
As empresas tendem a esperar resultados imediatos dos seus planos de comunicação, o que motiva o envio indiscriminadamente de press releases, mas, tal como na história de Pedro e o Lobo, os jornalistas deixam de lhes prestar a devida atenção. Meça os resultados pela qualidade dos artigos, e a reputação que esta lhe pode trazer, e não pela quantidade.
7- Comunique de forma clara e concisa
É importante que a informação a passar ao público via jornalistas, lhes seja transmitida de forma clara. Sem textos extensos. Há que ser curto, claro, incisivo, para atrair a atenção do jornalista, e para evitar mal-entendidos e posteriores desmentidos.
8- Atenção ao subject e peso dos e-mails que envia
Os jornalistas recebem dezenas de e-mails por dia. Se pretende que o seu seja lido, coloque-lhe um subject apelativo, mas informativo, como se o estivesse a catalogar. E, claro, nunca deixe esse espaço em branco. Atenção também ao peso. Reduza-o ao máximo, evitando que eles sejam devolvidos ou apagados pelo receptor num momento em que este precise libertar espaço na mail box. E evite ainda ligar após o envio de cada press desperdiçando tempo e desgastando relações pessoais.
9- A informação certa no timing certo
Por melhor que seja a informação, ela terá de ser enviada na hora certa. Se pretende comunicar uma novidade essa tem de ser, de facto uma novidade. Quando o pedido de informação parte do jornalista, cumpra o deadline que este lhe der, caso contrário, por mais que tenha investido na resposta, ela já não poderá ser usada.
10- Nunca minta ou invente notícias
Mentir é o primeiro passo para perder a credibilidade junto dos media. Há que ter em conta que há sempre o risco de a mentira ser descoberta, que é o mais provável.
1- Eleja um responsável pela comunicação da empresa
Se não houver alguém ou uma equipa com esse trabalho específico, a empresa identificará certamente menos oportunidades de comunicação do que as que realmente existem. Se optar por um serviço em outsourcing certifique-se da excelência da agência de comunicação. Quanto melhor o interlocutor conhecer o negócio e a empresa, mais eficaz será a comunicação e célere o esclarecimento de dúvidas dos jornalistas.
2- Seja disponível
Quanto mais disponível for o líder e toda a equipa, mas facilmente conquistará a confiança dos jornalistas, sempre ávidos de fontes credíveis e de celeridade na confirmação e obtenção de dados. Em situações de crise esta postura torna-se ainda mais imperativa.
3- Invista em bases de dados
Se tiver sempre à mão os dados solicitados pelos media ambas as partes pouparão tempo. Facilitar o acesso a dados da sua empresa pode valer-lhe até alguns tempos de antena inesperados. Por exemplo, se para o público for indiferente ilustrar um artigo com um produto da sua marca ou da concorrência, o jornalista não hesitará em usar o que for mais acessível. Disponibilizar imagens on-line, em alta resolução, é um excelente trunfo.
4- Estude bem cada órgão
Aponte cada periodicidade, linha editorial e gráfica, e como estão arrumadas as secções. Segmente a informação em função de cada meio, mas não se esqueça de que, afinal de contas, todos concorrem com todos. Ninguém quer dar a ler algo que este já sabe (não interessa como nem onde).
5- Personalize a informação
Segmente a sua informação por assuntos e fique atento às sensibilidades e áreas de especialidade de cada jornalista. Actualize regularmente a lista de contactos e evite massacrar jornalistas com assuntos que não acompanham.
6- Não envie demasiada informação
As empresas tendem a esperar resultados imediatos dos seus planos de comunicação, o que motiva o envio indiscriminadamente de press releases, mas, tal como na história de Pedro e o Lobo, os jornalistas deixam de lhes prestar a devida atenção. Meça os resultados pela qualidade dos artigos, e a reputação que esta lhe pode trazer, e não pela quantidade.
7- Comunique de forma clara e concisa
É importante que a informação a passar ao público via jornalistas, lhes seja transmitida de forma clara. Sem textos extensos. Há que ser curto, claro, incisivo, para atrair a atenção do jornalista, e para evitar mal-entendidos e posteriores desmentidos.
8- Atenção ao subject e peso dos e-mails que envia
Os jornalistas recebem dezenas de e-mails por dia. Se pretende que o seu seja lido, coloque-lhe um subject apelativo, mas informativo, como se o estivesse a catalogar. E, claro, nunca deixe esse espaço em branco. Atenção também ao peso. Reduza-o ao máximo, evitando que eles sejam devolvidos ou apagados pelo receptor num momento em que este precise libertar espaço na mail box. E evite ainda ligar após o envio de cada press desperdiçando tempo e desgastando relações pessoais.
9- A informação certa no timing certo
Por melhor que seja a informação, ela terá de ser enviada na hora certa. Se pretende comunicar uma novidade essa tem de ser, de facto uma novidade. Quando o pedido de informação parte do jornalista, cumpra o deadline que este lhe der, caso contrário, por mais que tenha investido na resposta, ela já não poderá ser usada.
10- Nunca minta ou invente notícias
Mentir é o primeiro passo para perder a credibilidade junto dos media. Há que ter em conta que há sempre o risco de a mentira ser descoberta, que é o mais provável.
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