sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Os croquetes estão a ficar no goto dos portugueses

Tal como previa o João Pereira, autor do prefácio, "este Croquete tem todos os condimentos para lhe ficar no goto. Ninguém vai ficar indiferente".


Obrigado a todos os meus colegas de profissão pelas simpáticas referências:

Blog PIAR - aqui e aqui
Blog Buzzófias - aqui
Blog Comunicação Integrada - aqui
Blog - Lugares Mesmo Comuns - aqui


Nota final: disseram-me que os croquetes no Continente têm esgotado sempre nos últimos dias. Acho que ainda vou lá exigir uma comissão.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Lançamento do livro Relações Públicas Sem Croquete

Quero agradecer publicamente todos os que compareceram ontem no lançamento do meu livro Relações Públicas Sem Croquete. Foi muito bom poder rever tantos amigos de diversas agências de comunicação. Um sinal positivo que só deverá orgulhar todos os profissionais do sector. Para aqueles que não puderam estar presentes, deixo aqui duas fotos do evento.

Nota: Por coerência não foi servido qualquer croquete durante o cocktail.


segunda-feira, 2 de novembro de 2009

A afirmação das Relações Públicas está nas nossas mãos


O futuro só poderá sorrir aos profissionais de Relações Públicas. Bastará para isso:


- Eliminar os «velhos do Restelo» do sector que continuam a pensar mais em si enquanto indivíduos e a fazer pouco pelo grupo;


- Deixarmo-nos de tricas e mexericos que nada contribuem para a boa imagem do sector;


- Actuarmos com honestidade, seriedade e profissionalismo;


- Sermos competentes e superarmos as expectativas que os outros colocam em nós;


- Sermos capazes de inovar e termos orgulho do que somos e fazemos pelas marcas.

domingo, 1 de novembro de 2009

Euprera Social Media Awards 2010


A European Public Relations Education and Research Association (EUPRERA) está a lançar os Euprera Social Media Awards 2010 para divulgar o trabalho dos melhores alunos e investigadores de RP da Europa nesta área.

Os três vencedores serão convidados a receber a sua distinção, incluindo um prémio monetário no valor de 250 Euros, no Simpósio de Primavera da Eurprera em Ghent, Bélgica, de 25 a 27 de Fevereiro de 2010.

(
http://publicsphere.typepad.com/euprerasma/how-to-enter-the-rules.html)

O painel de juizes é liderado por Neville Hobson (
http://www.nevillehobson.com). Além de ser um dos principais bloggers de RP na Europa e apresentador do podcast For Immediate Release (http://www.forimmediaterelease.biz/), Neville Hobson tem ainda o cargo de Head of Social Media Europe no WeissComm Group.

O objectivo do Euprera Social Media Award é dar destaque ao trabalho de pessoas que estão a usar os canais de social media para debater e desenvolver novas ideias sobre RP e Comunicação. Sejam eles estudantes que começam a explorar esta nova área, ou investigadores experientes que se esforcem por inovar na teoria e prática de relações públicas.

Para mais informações, o website oficial é
http://publicsphere.typepad.com/euprerasma.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

As 10 razões que me levaram a escrever este livro

(A ordem é aleatória. Não reflecte o grau de importância de cada um dos pontos)

» O desafio de ser o primeiro livro português que aborda as Relações Públicas de forma transversal e sem tabus;

» A importância de esclarecer muitos mitos que existem em torno das RP;

» Salientar as potencialidades e mais-valias das RP ao serviço das marcas;

» Evidenciar o papel crucial que as RP têm nestes novos tempos (Era Digital);

» Demonstrar que os blogues poderão ser importantes ferramentas de comunicação;

» Unir os profissionais das RP;

» Provar que esta é uma área que sofreu profundas alterações nos últimos anos;

» Contribuir para o crescimento do sector;

» Gerar um diálogo profícuo sobre as RP;

» Incentivar a criatividade e o risco no exercício da profissão.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O que é este Relações Públicas Sem Croquete?

“Relações Públicas sem Croquete é uma verdadeira pedrada no charco”

“De uma forma contundente, o autor não se coíbe de apontar determinadas maleitas de que o sector padece, mas também aconselhar, questionar e partilhar casos de sucesso”

“Mas se está à espera de mais uma obra inócua, enfadonha ou letárgica desengane-se”

João Pereira (Assessor de Comunicação da Roche Farmacêutica), autor do prefácio

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

terça-feira, 13 de outubro de 2009

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O poder das redes sociais...



… aumenta a exposição das marcas para o bem e para o mal. Ver aqui notícia da Meios e Publicidade sobre as críticas à campanha do Pingo Doce.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Relações Públicas Online




Salvo raras excepções não existe por parte das empresas que actuam em Portugal uma verdadeira aposta e uma clara estratégia em Relações Públicas online. O que existe até este momento são meros projectos avulsos. Para além disto, a esmagadora maioria das iniciativas lançadas na Web são one shot, perdendo rapidamente o seu fulgor inicial. Esta quebra de impacto deve-se sobretudo ao facto dos projectos não serem “alimentados” durante todo o tempo em que se encontram no ar. Na maioria das ocasiões não existe monitorização nem optimização. Era como se semeássemos uma flor e a abandonássemos de seguida.

Procure de forma inteligente e estruturada os seus consumidores no meio online. Terá certamente boas surpresas sobre o que falam acerca da sua marca e onde o fazem. Experimente investir meio-dia de trabalho nesta tarefa. Acredito que tenha uma agenda sobrecarregada. No entanto, bastará desmarcar duas reuniões, deixar de fumar 5 cigarros e poupar outros tantos cafés.

Se seguir o meu conselho deixará de ser ignorante relativamente à presença da sua marca em ambiente online. Contudo, este é apenas o início de um longo percurso. Muito haverá certamente ainda a fazer para que possa rentabilizar a sua marca em termos comerciais e de reputação online.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A vitória dos comunicadores


Um apontamento pertinente aqui do João Duarte referindo que os grandes vencedores das eleições de ontem, quer se goste ou não, foram os líderes políticos mais bem preparados do ponto de vista comunicacional. Eu diria que quem não perceber tal evidência, acabará por morrer à míngua mais dia, menos dia.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Obama e os talk shows




O Presidente dos EUA participou num só dia nos cinco principais talk shows emitidos no país. Neste dia de domingo, apenas a FOX, detida pelo milionário Rupert Murdoch, ficou de fora devido às ligações deste à ala Republicana.

Esta maratona televisiva serviu essencialmente para reafirmar as suas ideias e medidas nos polémicos campos da Saúde, Economia e Relações Internacionais.

Barack Obama continua a surpreender na forma como se relaciona com os meios de comunicação social e os usa em seu proveito. Toda a sua estratégia revela muita inteligência e inovação, ingredientes fundamentais para o seu sucesso num cargo altamente desgastante em termos mediáticos e públicos.

Ver aqui notícia do jornal Público

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Comunicação Digital



Esta semana fui contactado pela Associação Brasileira de Relações Públicas a propósito do seu 10º Encontro sobre Comunicação Digital.

Destaco este contacto pelo seguinte:

- Pensaram efectivamente no target.
Falaram directamente com bloggers e com a devida antecedência;

- Utilizaram uma abordagem correcta.
Personalizaram a informação com o meu nome e o do blog, e não apenas no início do e-mail. Demonstra cuidado e trabalho;

- Linguagem utilizada adequada.
Simples, directa e objectiva!

- Criaram incentivos para estimular a participação.
Por cada 10 inscrições no Encontro que fizerem referência ao facto de terem visto a informação num determinado blog, o seu administrador poderá participar gratuitamente no evento e os profissionais e estudantes têm 10% de desconto no valor da inscrição.

Um bom exemplo de como devemos interagir online.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Os pseudo-jornais



Ver aqui artigo sobre os propaganda newspapers que estão a surgir no Reino Unido.

Se por um lado constatamos que os jornais são ainda muito importantes para mudar opiniões e contruir reputação, observamos também que tal potencial é rentabilizado num negócio pouco ético.

Em Portugal ainda não chegámos a este ponto, mas já temos projectos onde o comercial se sobrepõe claramente ao editorial.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

ICAP II


Tal como eu, parece que existem outros que consideram a campanha de publicidade do ICAP uma autêntica miséria. Ver aqui o meu post sobre o assunto e aqui a opinião do Sangue, Suor e Ideias.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Diário Económico destaca redes sociais



A edição de hoje do jornal Diário Económico dá um especial enfoque ao tema das redes sociais, como o Twitter ou o Facebook. Consultar aqui artigo e aqui a opinião do Francisco Ferreira da Silva (Subdirector do DE) sobre o assunto.

Quais as principais empresas portuguesas que usam estas plataformas online para comunicar com os seus consumidores; As suas estratégias; As vantagens e desvantagens nesta presença; ou as principais dicas para entrar neste “novo mundo” são alguns dos assuntos abordados ao longo do artigo.

Vale a pena dar uma vista de olhos.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

"Guerrilha Ideológica" - 31 da Armada


O blog PiaR faz aqui o retrato do brutal impacto da acção das bandeiras da Câmara Municipal de Lisboa levada a cabo pelos elementos do blog "31 da Armada". De facto, apenas uma palavra para descrever tudo isto: Impressionante!


Ver aqui o vídeo.


sábado, 8 de agosto de 2009

4 anos de Relações Públicas Sem Croquete



O Relações Públicas Sem Croquete cumpre hoje o seu 4º aniversário. No dia 8 de Agosto de 2005 referi que a criação deste inovador espaço pretendia incutir maior visibilidade e reconhecimento a uma área que pode ter um importante papel ao serviço de empresas ou instituições. Volvidos quatro anos reafirmo o que disse nesse primeiro momento.

Não caindo no facilitismo da polémica ou da cusquice do sector, tenho pautado as minhas intervenções com elevada seriedade, transparência e objectividade, pois considero ser este o caminho mais correcto.

Neste momento simbólico não posso deixar de agradecer a todos os meus leitores, portugueses e não só, que ao longo dos últimos quatro anos têm participado com os seus comentários e emails. A todos eles, o meu muito obrigado, pois são eles o grande motor deste espaço.

Um grande abraço a todos!

terça-feira, 4 de agosto de 2009

ICAP


O ICAP (Instituto Civil da Autodisciplina da Comunicação Comercial) lançou no passado mês de Junho uma campanha de publicidade que visa aumentar a sua notoriedade e demonstrar que os diversos players do sector defendem uma publicidade verdadeira. O mote da campanha adoptado é: “A Publicidade interessa-nos a todos”. Ver aqui.

Eu diria que:

1) A notoriedade não se conquista por esta via (publicidade), mas sim pelas RP;

2) Se as pessoas daquela entidade defendem “uma publicidade mais responsável, verdadeira, legal e honesta”, qual a razão de terem adoptado uma mensagem tão questionável como “A Publicidade interessa-nos a todos”?

3) São campanhas como estas que fazem o público duvidar e desinteressar-se cada vez mais pela publicidade actual.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

A oportunidade das Relações Públicas


Com a actual recessão económica as Relações Públicas terão tendência a desenvolver-se mais e a ter uma presença mais vincada nos planos de marketing das empresas. Tal situação constitui uma oportunidade mas ao mesmo tempo um desafio para os profissionais deste sector. Será necessário que estes tenham a arte e o engenho suficiente para demonstrar as mais-valias desta disciplina ao serviço das marcas.

Sendo as RP muito mais acessíveis comparativamente com a Publicidade, a tolerância poderá ser maior, mas os gestores irão exigir à mesma resultados numa óptica custo/benefício. Ninguém estará, certamente, disponível para realizar um investimento, por muito reduzido que seja, que não origine um volume de negócios suplementar.

Perante isto, apenas existe um caminho: trabalhar, assumir riscos, perseverança e inovar!

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Algumas lacunas na comunicação das empresas



- Escutam pouco. Não valorizam o feedback dos seus públicos;

- Não envolvem os seus colaboradores;

- Os líderes não explicam as suas decisões (entenda-se as principais, como é lógico). Isto ganha maior relevância nos momentos de crise onde as decisões difíceis acrescem;

- As empresas continuam a olhar para os seus clientes de cima para baixo, como se fossem superiores. Esquecem-se muitas das vezes que apenas existem porque têm quem compre os seus produtos ou serviços;

- Olham para os meios de comunicação social como um conjunto homogéneo;

- Vão atrás de modas. Estão em locais apenas porque os seus concorrentes também lá estão ou todos falam ser importante;

- Não compreendem que cada rede social tem as suas especificidades, exigindo das marcas um comportamento personalizado;

- Demasiadas réplicas, pouca inovação.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Os media e os adolescentes - Estudo Morgan Stanley


Esta semana foram reveladas as conclusões de um estudo da Morgan Stanley sobre a relação dos media com os adolescentes. Uma curiosidade: o responsável pelo relatório tem apenas 15 anos e é estagiário naquele banco de investimento.

Highlights da investigação:

1) Televisão
O futebol e as séries são os programas mais procurados. No entanto, são muito selectivos e apenas seguem na televisão as principais. Mostram-se adeptos da TV sem anúncios.

2) Imprensa
Não têm tempo nem paciência para ler jornais devido à sua dimensão e preço. Preferem optar pelos resumos na internet. Os jornais gratuitos são a única excepção.

3) Rádio
Os jovens afastam-se cada vez mais das rádios devido às playlists escolhidas por outros e bastante repetitivas. Preferem optar pelos sites de internet que permitem a criação de um perfil único para cada utilizador.

4) Jogos
Segundo este estudo, os jogos para PC perdem claramente para as consolas. Dificuldades de instalação e facilidades em piratear são os principais argumentos.

5) Marketing
Pop-ups e banners nos sites e formatos tradicionais como os outdoors são quase sempre ignorados. Apenas o marketing viral é bem acolhido, graças ao humor que normalmente é a base destas campanhas.

6) Música
A maioria dos adolescentes recusam-se a pagar pela música. A esmagadora maioria faz downloads ilegais e considera que o preço praticado por sites como o iTunes (0,99 euros por uma música) é excessivo.

7) Cinema
Têm o hábito de ir ao cinema não pelo filme em si, mas pela experiência de ir com os amigos. Ao contrário da música, o download ilegal de filmes não acolhe muitos adeptos, visto a sua qualidade ser normalmente muito duvidosa.

8) Internet
O autor do estudo considera que o Twitter é apenas uma moda, uma vez que os jovens criam as suas contas mas não as actualizam. Não vêem nenhuma mais-valia na sua utilização. Preferem os telemóveis para escrever mensagens curtas e dá-las a conhecer aos seus amigos. Por outro lado, o Facebook tem uma maior importância, uma vez que quase todos os jovens têm a sua própria página que é visitada cerca de quatro vezes por semana.

terça-feira, 14 de julho de 2009

O Piar das RP


Alexandre Guerra a propósito do 1º ano do PiaR faz aqui uma pertinente análise sobre o que se passou na esfera da comunicação e relações públicas nos últimos 12 meses. Eis, na minha opinião, as principais notas:
1) O sector regista uma forte turbulência. É positivo. Se estivesse estagnado revelaria desinteresse e apatia entre os seus intervenientes;
2) Muitas "birras", invejas, egos desmesurados e insinuações cobardes.Concordo plenamente;
3) A blogosfera perdeu alguma força. Sem dúvida! O entusiasmo inicial desvaneceu-se. Contam-se pelos dedos de uma só mão os blogs sobre comunicação com real interesse e que procuram inovar e surpreender os seus leitores;
4) Redacções mais jovens e reduzidas. Bastará recuarmos três ou quatro anos para constatarmos que as diferenças são abissais.
Quanto à crítica que Alexandre faz ao facto do sector continuar pobre, penso que está na mão, ou na cabeça de cada um, dar o seu contributo para que este melhore através de ideias e propostas verdadeiramente criativas e diferenciadoras. Lamentarmo-nos ou cruzarmos os braços não solucionam os problemas actuais. Sou um optimista por natureza, mas consciente. Num mercado cada vez mais concorrencial, independentemente da área, sei que sem trabalho e perseverança nada é alcançado. É esta a minha postura. É assim que tenho conseguido as minhas vitórias. Um desses exemplos é este blog que, de há quatro anos para cá, tantas alegrias me tem dado.
É por isso que digo que só o eterno profissionalismo, dedicação e união entre os players do sector, fará deste um espaço muito mais atraente, valorizado e cobiçado.
PS: Parabéns PiaR! Continuem!

domingo, 12 de julho de 2009

Evian baby dance



Um vídeo da marca de água Evian que já é um tremendo sucesso online. Veja porquê aqui

terça-feira, 7 de julho de 2009

A marca Cristiano Ronaldo



Gosto bastante de futebol. Como qualquer adepto, vibro com os golos e os “artistas da bola”. Cristiano Ronaldo é obviamente um deles. Com 24 anos, o português bate recordes consecutivos e ontem, na sua apresentação em Madrid, voltou a superar tudo e todos.

Apoiado pela poderosa máquina do Real Madrid (RM) ao nível do marketing e comunicação, Cristiano Ronaldo encheu um estádio com 85 mil espectadores e foi o protagonista do dia nos canais de todo o mundo. Até mesmo naqueles países onde o futebol não é o desporto rei. Ronaldo tornou-se num fenómeno à escala mundial sendo na actualidade o maior embaixador de Portugal.

No patamar onde chegou, Ronaldo é hoje uma marca muito valiosa que deve ser usada não só pelas insígnias comerciais como também ao serviço do país e da sua projecção no mundo. Os portugueses esperam que o agora jogador do RM esteja sensível a esta questão e que a encare como um autêntico desafio de futebol que fará tudo para vencer.

Por outro lado será importante que Ronaldo nesta nova fase da sua carreira faça uma gestão estratégica da sua imagem enquanto marca. Se em Manchester os holofotes eram muitos sobre ele, em Madrid serão muitos mais. Tal como Luís Figo que quando começou a emergir no mundo do futebol criou a sua própria Fundação (gerida por uma empresa profissional), também o novo número 9 do Real deverá dedicar algum do seu (pouco) tempo a causas sociais que farão dele um “produto” ainda mais respeitado e apetecível. Imaginem se, para começar, Cristiano Ronaldo anunciasse que durante os seis anos de contrato que o ligará ao RM doasse 1 por cento do seu ordenado a um conjunto de instituições de solidariedade e a organizações que desenvolvem um trabalho meritório.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Bledcom 2009


Realiza-se nos próximos dias 3 e 4 de Julho na Eslovénia mais uma edição do BledCom, que este ano conta com a participação de um português. Trata-se do Bruno Amaral, autor do blog Relações Públicas, um dos mais antigos e interessantes no panorama nacional.

Ficamos a aguardar que o Bruno no seu regresso nos faça um balanço da conferência.

terça-feira, 30 de junho de 2009

O óbvio


Segundo dados ontem divulgados pela Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação (ver aqui), os jornais diários generalistas estão com as suas vendas em queda. Eu diria que esta é uma tendência que todos já percebemos que veio para ficar, quer gostemos ou não.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Relações Públicas e empreendedorismo



Apesar da mentalidade e postura estar a mudar nos últimos tempos, os portugueses são ainda pouco propensos ao empreendedorismo e ao risco. Ou dito de outra forma, gostam mais de ser comandados do que de comandar as tropas.

Como menciona aqui Francisco Banha, presidente executivo da GesEntrepreneur e uma referência na área do empreendedorismo em Portugal, “todos os empregadores querem trabalhadores com um espírito empreendedor. A educação em empreendedorismo tem como objectivo desenvolver um conjunto de atitudes e competências como a autonomia, a criatividade, o espírito de iniciativa e a inovação”.

Nas Relações Públicas devemos também adoptar esta postura. Só assim nos conseguiremos destacar e não sermos apenas mais um profissional, igual a tantos outros. O mercado está repleto de cópias, e algumas delas, muito mázinhas por sinal.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Estudo mostra que jornais e revistas são mais importantes que os Delegados de Informação Médica



O jornal Médico de Família, uma referência na imprensa especializada, dá eco na sua última edição a um estudo intitulado “Comportamento de Utilização de Fontes de Informação Médica pelos Médicos de Clínica Geral Portugueses”, realizado no âmbito de uma tese de mestrado em Marketing no ISCTE - Business School.

De acordo com a investigação de Inês Lopes, levada a cabo entre 2007 e 2008, “os canais preferenciais de informação perfilhados pela indústria farmacêutica durante anos, como o contacto através dos delegados de informação médica (DIM) e em congressos, são menos valorizados do que outras fontes, entre elas jornais e revistas médicas, anuários (em papel ou versão electrónica) e conselhos emitidos por pares”.

Ver notícia completa aqui.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Croquette Awards


Estes bem podiam ser os meus prémios. :-)

A maior sorte do mundo para este novo concurso de criatividade na área do marketing de guerrilha promovido pela Lisbon Ad School com o apoio da Torke.



PS: Boa iniciativa André! Um abraço!

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Eleições europeias: figuras públicas apelam ao voto


O português Luís Figo faz parte de um lote de 27 personalidades convidadas pela Comissão Europeia para motivar os cidadãos a votar nas eleições do próximo dia 7. O vídeo e mais informações no site do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

I Colóquio de Comunicação Empresarial



A convite do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) irei participar no próximo dia 26 de Maio (3ªfeira) no I Colóquio de Comunicação Empresarial promovida por esta instituição.

Todos os interessados no tema (e até fans, talvez) da zona norte do país que queiram assistir ao evento poderão contactar directamente o ISCAP.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Livro de Relações Públicas


A convite da Editora Pergaminho estou a preparar um livro sobre Relações Públicas, cujo nome revelarei mais tarde. Muitos serão apanhados de surpresa, pois apenas um conjunto restrito de pessoas sabia. A sua publicação está prevista para depois do Verão.

Será uma abordagem actual, dinâmica e moderna, mas sobretudo uma visão pessoal sobre esta área que ganha, com todo o mérito, relevância ano após ano na vida das organizações.

Neste âmbito, gostaria de poder contar com o vosso contributo para referirem alguns case studies que considerem interessantes (nacionais ou internacionais), bem como os que são actualmente, na vossa opinião, os principais problemas do sector das RP. Depois de receber os vossos inputs, tomarei a liberdade de seleccionar alguns, que evidentemente aparecerão citados, para contemplar no livro e fazer umas breves reflexões.

Todas as opiniões serão válidas e importantes para o esclarecimento público do tema e respectiva valorização.

Fico a aguardar as vossas mensagens para o e-mail: rpovoas@guesswhatpr.com

Obrigado!

Um abraço a todos,
Renato Póvoas

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Croquete Venenoso



Parece-me que os muitos comentadores e colunistas da nossa praça que dizem mal das agências de comunicação têm um pouco inveja destas. Consta que já ninguém os ouve e a sua influência anda a necessitar de Centrum*.

*Não trabalho esta marca. Contudo já o fiz no passado.
(Uma nota que fica bem a qualquer blogger transparente. Nada na manga. Nada na calça)

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Agora Escolha

Ao reler uns apontamentos de Mark Hughes retive os dados de um estudo publicitário realizado sobre as secções das revistas dos jornais de domingo. Revela esta investigação que a capacidade para se lembrar da publicidade está relacionada com a espessura da revista. Quanto mais publicidade houver num meio de comunicação social, menos eficaz é cada anúncio.

Parece-me que existem muitas marcas que gostam de pagar para serem invisíveis aos olhos dos consumidores. Nos tempos actuais ser normal é uma banalidade. Ser diferente uma marca.

domingo, 3 de maio de 2009

Remuneração das agências


Como poderão ver aqui, já em 2007 tinha alertado e apontado soluções para um problema que parece só agora ser uma preocupação (aqui). A discussão está ainda centrada na publicidade, onde os investimentos são mais avultados, mas a seu tempo chegará ao mercado das RP.

Na altura, as minhas declarações e posições geraram alguma polémica no sector. Algo que as mais recentes medidas tomadas por multinacionais vêm agora dar-me razão.


Reitero que o paradigma de remuneração das agências de hoje terá de ser diferente do que era praticado há 3 ou 5 anos atrás. Ambas as partes (marcas e agências) terão de encontrar um equilíbrio saudável onde impere a justiça e a transparência.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Comunicação política




Mas alguém ainda acredita que consegue mais ou menos votos por causa de um outdoor no coração de Lisboa? – João Adelino Faria, jornalista e ‘pivot’ da RTP ao Diário Económico

Eu diria mais, todos os outdoors que estão colocados de norte a sul do país são um autêntico desperdício, não tendo qualquer efeito no eleitorado. A política necessita de se modernizar no que concerne às suas formas de promoção e ganhar conteúdo. Será que o outdoor do PS “Nós europeus” ou o do PSD “Política de Verdade” farão com que estes partidos tenham mais votos nas próximas eleições?

Não é isto que fará a diferença. Os portugueses estão cansados de falsas promessas e de discursos vazios que pouco ou nada dizem. Os políticos necessitam de estar mais próximos das pessoas e escutá-las, não caindo no erro de falarem apenas para os seus pares.

A demagogia já não vence eleições. Os portugueses estão fartos dos consecutivos anúncios de ideias, projectos, propostas, medidas e afins que não se concretizam. As pessoas sentem-se enganadas e não se revêem neste tipo de política. A verdade pode ser difícil de admitir, mas é o caminho mais acertado e o único que deve ser considerado.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Capas de revistas: simplicidade e autenticidade


A edição francesa da revista Elle em Abril apresenta na sua capa a conhecida Monica Belluci sem qualquer tipo de maquilhagem e sem recurso ao photoshop. A actriz foi fotografada com a cara lavada apenas em água e sabão.

Segundo os responsáveis da Elle o objectivo é mostrar a beleza feminina de forma natural contrariando as habituais super produções das revistas.

Alguns afirmarão certamente que se tratará de marketing. Eu chamaria inteligência. Aposto que as vendas desta edição irão disparar. Um exemplo para muitas outras revistas, cujas capas são totalmente manipuladas e fantasiosas (Maxmen e FHM são as mais evidentes).

Quem duvidar do sucesso desta iniciativa, basta recordar a campanha Beleza Real da marca Dove, um dos conceitos de comunicação de maior sucesso nos últimos anos, que gerou um gigantesco marketing viral. (Ver vídeo aqui)

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Uma pérola vinda do Brasil

Esta pérola chegou-me através de um amigo do Brasil. A qualidade não é muita, mas penso que seja perceptível. Junto a um artigo sobre os mais recentes ataques piratas ao largo da Somália, um anúncio aos luxuosos cruzeiros da companhia internacional Royal Caribbean. Aposto que as vendas destas viagens vão disparar à conta deste anúncio e da sua colocação estratégica!

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Efeito Obama


Como era expectável, os instrumentos utilizados por Barack Obama nas últimas eleições norte-americanas chegaram à política nacional.

José Sócrates através do site www.socrates2009.pt responderá no próximo dia 25 a questões feitas pelos portugueses, dez das quais em directo. Dentro desta página existem também grupos de discussão dedicados a diversos temas (Ambiente, Cultura, Emprego, Justiça, Tecnologia, entre outros). O objectivo aqui será criar uma rede social de partilha de conteúdos, onde quem participar poderá convidar outros a juntarem-se a estes grupos de interesse.


domingo, 12 de abril de 2009

RP mais poderosa que a publicidade

Já foi divulgado no passado mês de Março mas ainda não tinha aqui feito referência. Dada a sua importância fica agora a nota.


Segundo o estudo The Prominence (ver aqui notícia na PR Week) as relações públicas são mais poderosas do que a publicidade, pois um quarto do valor das marcas depende do sucesso das acções de RP. A investigação levada a cabo por uma empresa inglesa analisou a relação entre a cobertura dos media e o valor das marcas para as empresas.

O estudo revela ainda que em sectores onde existe uma maior pesquisa antes da decisão de compra, como a dos computadores, as relações públicas podem chegar a ser responsáveis por quase metade do valor da marca. Apple, Amazon, Cisco e Dell são algumas companhias da área tecnológica onde as notícias têm maior preponderância no valor global da marca. As relações públicas revelaram-se igualmente importantes em sectores como o automóvel, electrónica de consumo e serviços financeiros.
A metodologia da investigação utilizou uma combinação entre títulos, leads e menções em textos de notícias independentes que não foram pagas pela marca.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

O lado positivo da crise

O vice-campeão mundial do salto com vara, Romain Mesnil, depois de perder como patrocinador a Nike, despiu-se de preconceitos e correu pelas ruas de Paris para tentar angariar novos sponsors. Os 46 segundos do seu vídeo já foram vistos por mais de 300 mil pessoas.

Pelos vistos a crise económica contribui para o aumento da criatividade. Valha-nos isto!

sábado, 28 de março de 2009

Os dois lados da notícia



Dois olhares distintos sobre o mesmo assunto. Isto há cada coincidência...





Ver aqui notícia do Diário Digital

segunda-feira, 23 de março de 2009

Cabovisão tem tudo menos visão


Todos sabemos que as empresas de telecomunicações estão no top das reclamações dos consumidores nacionais. Deficiente assistência técnica, serviços comerciais pouco credíveis, incumprimento de contratos, entre outros. Agora, para além de tudo isto, têm também falta de visão comercial. Falo-vos a propósito de uma situação que me chegou através de uma cliente da Cabovisão.

Actualmente as empresas apenas se preocupam em ganhar novos clientes, canibalizando, pelo preço, mercados já muito saturados. Procurar diferenciar e inovar nos serviços e nas práticas é algo que fica normalmente num segundo plano. A principal aposta destas empresas está centrada em realizar mensalmente novos contratos (muito por culpa dos milhares de comerciais que andam na rua), minorando o esforço para manter os actuais e esquecendo por completo a importância da relação e da fidelização.

Confirmando esta estratégia, a Cabovisão tem actualmente uma campanha que por pouco mais de 19€ poderá adquirir os serviços de TV e telefone, num contrato válido por um ano. Até aqui tudo bem, não fosse o facto dos actuais clientes (muitos deles há já vários anos) estarem a pagar pelos mesmos serviços cerca de 33€, ou seja, mais 75%!!! Quando questionada, a empresa refere que esta é uma promoção apenas para novos clientes, excluindo os actuais. Ou seja, a Cabovisão com este comportamento está simplesmente a convidar os clientes a cancelarem os seus contratos e a mudarem-se para a concorrência.

Muito se fala em fidelização, relação e retenção de clientes, no entanto, infelizmente, poucas empresas passam da retórica à prática. Tal situação prejudica gravemente a boa imagem das organizações.

terça-feira, 10 de março de 2009

Desperdícios



Nada disto seria necessário caso os nossos marketeers já tivessem percebido que o marketing intrusivo passou à história e que os tempos actuais exigem outro tipo de estratégias...


in Diário Digital

DGC cria lista para travar publicidade através do telemóvel

As pessoas que não querem receber mensagens publicitárias através do telemóvel vão poder inscrever-se numa lista que será permanentemente actualizada pela Direcção-Geral do Consumidor (DGC), segundo um decreto-lei publicado hoje.

Segundo o diploma, que entra em vigor a 08 de Maio, é «proibido» enviar comunicações publicitárias por via electrónica, SMS ou MMS a quem constar das listas da DGC e das próprias entidades, nas quais manifestam o desejo de não receber as mensagens de marketing.

Compete à DGC «manter actualizada uma lista de âmbito nacional de pessoas que manifestem o desejo genérico de não receber quaisquer comunicações publicitárias», lê-se no diploma.

Os interessados em não receber mensagens publicitárias terão de preencher o formulário electrónico disponibilizado através da página electrónica da DGC, estando as entidades que promovam o envio dessas mensagens obrigadas a consultar a lista, que será actualizada trimestralmente.

Também é publicada hoje legislação que regula a publicidade a serviços de audiotexto e a serviços de valor acrescentado baseados em mensagens.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Um 2009 com cartões mas sem complicações (Actualizado)

(Caso tenha conhecimento de mais alguma iniciativa deste género, envie-me para eu fazer referência aqui no blog)

Segunda-feira, 2 de Março de 2009

Câmara de Aljustrel lança cartão social contra a crise


A Câmara Municipal de Aljustrel anunciou hoje o lançamento de um cartão social e de apoios financeiros para melhorias em habitações de pessoas carenciadas, dois contributos para tentar minimizar os efeitos da actual crise económica.

Através do Cartão Social do Utente dos Serviços Municipais, os beneficiários, pessoas com carências comprovadas, vão ter direito à isenção total ou a descontos no pagamento de tarifas ou taxas aplicáveis a bens e serviços prestados pelo município, explicou o edil Manuel Camacho.
Como exemplo, os titulares do cartão poderão beneficiar da isenção total ou de descontos no pagamento do consumo de água, nas taxas de saneamento e de tratamento de resíduos sólidos e nas entradas em equipamentos municipais.
A Câmara aprovou também normas para conceder apoios financeiros a fundo perdido a famílias carenciadas ou pessoas dependentes residentes no concelho para poderem realizar intervenções de conservação, beneficiação ou adaptação das suas habitações.
Apoios a empresários locais, nomeadamente a diminuição da taxa de derrama para as pequenas e médias empresas, apoios a idosos na compra de medicamentos e reduções nos impostos municipais para as famílias carenciadas são algumas das medidas reclamadas pelo PS e que não foram ainda implementadas.
in Diário Digital

Um 2009 com cartões mas sem complicações


A poucos meses das eleições autárquicas, os municípios multiplicam-se a criar programas, subsídios, pacotes e cartões. Segundo dizem, o objectivo passa essencialmente por ajudar as populações a ultrapassar a crise sem complicações. Será que estas medidas conseguirão seduzir os eleitores?
Confira aqui algumas das iniciativas que têm marcado este início de 2009:

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Ministério Público dá lição de buzzmarketing


O Ministério Público deu este fim-de-semana uma grande ajuda na promoção do Carnaval de Torres Vedras. Com a polémica da sátira ao Magalhães que se iniciou aqui, prolongou-se aqui e teve este desfecho, eu diria que o Ministério Público activou os mecanismos de buzz com grande mestria. Será que os seus responsáveis andaram a ler o livro Buzzmarketing, de Mark Hughes?!!!

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Para onde caminhas Manuela?


Marcelo Rebelo de Sousa referiu que Manuela Ferreira Leite tem um «problema de imagem». Algo que é evidente para todos menos para a própria. Para o comentador da RTP a líder do PSD tem «falhado na transmissão das suas posições» e só fala em estúdios de televisão ou na sede do partido.

Manuela Ferreira Leite prefere criticar tudo e todos, como por exemplo, os critérios jornalísticos ou as sondagens que a deixam numa má posição, do que fazer uma auto-análise e reflectir sobre o que poderá melhorar enquanto líder do maior partido da oposição. Enquanto não descer do seu pedestal e não abandonar a sua teimosia, jamais conquistará o povo. E ao contrário do que alguns possam desejar, este ainda vai tendo voto na matéria. É caso para se dizer que Manuela Ferreira Leite deveria fazer o que em tempos outro colega de partido referiu: “Vou andar por aí”. O «Fórum Portugal de Verdade», entretanto ontem anunciado, pelo que parece, vai um pouco neste sentido. Vamos esperar para ver.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Carlsberg Cup


Mesmo para quem não gosta ou liga a futebol, certamente reconhece que a Carlsberg Cup (Taça da Liga) está envolta em constantes polémicas. Se na primeira edição a competição foi relativamente tranquila, o mesmo já não se poderá dizer da actual. Algo que deve estar a preocupar o principal patrocinador da prova.


Tem acontecido um pouco de tudo: polémicas na arbitragem, regulamentos dúbios, equipas que ameaçam não comparecer aos jogos, falta de espectadores nos estádios… São tantas as situações que obrigou já a UNICER, detentora da marca Carlsberg, vir a público exigir rapidez na resolução dos problemas (ver notícia aqui).


Perante todos estes episódios, questiono-me:

- Face ao elevado investimento feito pela UNICER na competição, não estará o retorno aquém do esperado?

- Não terá sido um “casamento infeliz” com um evidente prejuízo para a marca?

A resposta a ambas é SIM.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Marketing de Guerrilha


Acções como esta ainda são pouco comuns entre nós, mas terão tendência para aumentar. Porquê?

- São dinâmicas e originais;

- Geram contacto directo com a população;

- São financeiramente vantajosas;

- Geram um marketing viral muito forte (antes e pós-acção);

- Têm potencial para chegar aos meios de comunicação tradicionais;

- Conseguem impactar as pessoas e gerar recordação.