Principais conclusões:
» Os eleitores não querem saber de partidos políticos. O mais
importante são as pessoas. O exemplo flagrante é o resultado do Partido da
Terra e a eleição de Marinho Pinto (seria interessante analisar este tópico
aplicado ao branding);
» É relevante ser uma personalidade mediática (Ex.: Marinho
Pinto vs Rui Tavares do Livre);
» A campanha eleitoral foi fraca do ponto de vista de
comunicação. Sem ideias novas. Centradas em questões não europeias. Dinâmicas vulgares;
» Os políticos continuam a não levar a sério a abstenção;
» O discurso e a preocupação dos atores políticos são os resultados dos seus partidos e não as pessoas;
» O discurso e a preocupação dos atores políticos são os resultados dos seus partidos e não as pessoas;
» Os tempos de antena são coisa do passado;
» Os políticos só se lembram das pessoas nas campanhas eleitorais;
» Não existem mecanismos regulares de escuta ativa e diálogo entre o
poder político e os eleitores.
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