quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Constatações de Comunicação*



“A comunicação não depende de sintaxe, eloquência, retórica ou articulação, mas do contexto emocional em que a mensagem é absorvida”.
Edwin Friedman



* Espaço dedicado a simples mas importantes dicas para quem actua na área da Comunicação. Envie-me as suas sugestões.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Ensitel: Breve apontamento



Já muito se disse e escreveu sobre o caso Ensitel nas últimas 24 horas. A marca entrou infantilmente num buraco fundo, muito fundo.

Desde o início que o processo foi mal conduzido por pessoas que certamente nada percebem de comunicação nem de redes sociais. Seguramente mal aconselhados por advogados, sem competências para agir nesta esfera e que apenas se preocupam em justificar os seus fees, a Ensitel vive um momento difícil, exclusivamente por culpa própria, que terá consequências negativas para o seu negócio.

Agora só esperemos que os responsáveis da marca não se lembrem de fazer uma campanha de publicidade para “resolver” este caso.

Contudo, todo este imbróglio é bastante positivo para o mercado das RP, pois servirá para consciencializar os nossos marketeers para a importância da "pasta" da comunicação e das redes sociais ser gerida por profissionais. É caso para recuperar um velho provérbio popular
: “Cada macaco no seu galho”.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Constatações*



Em apresentações elimine as barreiras entre si e o público. Aproxime-se dos outros e mantenha uma postura aberta.



* Espaço dedicado a simples mas importantes dicas para quem actua na área da Comunicação. Envie-me as suas sugestões.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Promoções DdN (Depois do Natal)




Perante as promoções que inundam desde ontem as lojas, sou só eu ou a esmagadora maioria dos consumidores também sente que foi assaltado nas compras de Natal?

Todos nós sabemos que este período após o Natal é marcado por saldos, promoções e outras estratégias básicas de vendas e escoamento de stocks. Contudo, a minha questão é: Será razoável que as marcas, principalmente no quadro de crise que vivemos actualmente e imediatamente após o dia de Natal, façam reduções de 50 a 70 por cento em todos os seus produtos?

Por ter cartão cliente de algumas lojas - outro conceito totalmente banalizado que não faz qualquer sentido nos dias de hoje, pois perdeu a sua essência inicial - em plena manhã de dia 25, ainda mal tinha acordado, já me chegavam ao telemóvel os primeiros anúncios de preços baixos. Os nossos irmãos brasileiros classificariam, certamente, este acto como uma autêntica sacanagem…

Acredito que as marcas só terão a ganhar se deixarem de tratar os seus clientes como verdadeiros totós. O primeiro player que praticar estratégias honestas, transparentes e adequadas à realidade actual ganhará facilmente vantagem sobre os opositores.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Croquetes de Castanha de Natal


Croquetes de Castanha de Natal

2 (sopa) de cebola ralada
1 e ½ de castanhas moídas
½ de pão torrado esmigalhado
½ de pimentão picado
2 de arroz cozido
1 de ricota
1 de leite
2 ovos


Misturar 1 e ½ xícaras de castanhas moídas, 2 colheres (sopa) de cebola ralada, 1 xícara de leite., ½ xícara de pimentão picado, 2 xícaras de arroz cozido, 1 xícara de ricota e ½ xícara de pão torrado esmigalhado. Bater 2 ovos e adicionar à massa. Formar croquetes e assar no forno brando.


Fonte: www.livrodereceitas.com

Constatações*



Vivemos numa era visual. Tem apenas 20 segundos para causar a primeira impressão correcta.

* Espaço dedicado a simples mas importantes dicas para quem actua na área da Comunicação. Envie-me as suas sugestões.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

10 razões para o insucesso das campanhas eleitorais



Os candidatos…

- Não estabelecem ligações com as pessoas;


- Estão direccionados para atacar quase exclusivamente os seus concorrentes;

- São egocêntricos. Veja-se o exemplo do Fernando Nobre num recente debate televisivo: “ O Sr. Francisco Lopes já viu alguma criança a correr atrás de uma galinha por causa de um bocadinho de pão que levava no bico?”. Foi obviamente ridicularizado;

- Não se identificam com as pessoas nem se relacionam com elas de forma directa para aumentar a sua influência;

- Não valorizam nem respeitam os eleitores;

- Não escutam verdadeiramente as pessoas. Assistimos somente a um falso escutar. Pedem-se opiniões que na verdade não têm qualquer consequência;

- Discursos pouco autênticos;

- Falta de verdade e transparência;

- Preferem focar-se em si próprios do que nos outros;

- Muito conservadores. Não introduzem momentos especiais.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010