Através do PiaR tomei conhecimento desta entrevista do Richard Sambrook da Edelman ao The Independent onde entre outras coisas refere que as marcas têm de falar directamente com os seus consumidores através de conteúdos interessantes e não puramente comerciais. Recordo aqui o que escrevi num dos capítulos do meu livro Relações Públicas Sem Croquete dedicado às tendências para o sector:
Comunicação directa com o consumidor
Com a proliferação dos meios digitais as marcas vêem aumentadas as suas possibilidades de aproximação aos consumidores. Caminhamos assim a passos largos para uma comunicação mais directa entre empresas e consumidores, com menos intermediários e filtros. Os jornalistas e os meios de comunicação continuarão a desempenhar um importante papel enquanto formadores de opinião, no entanto já não de forma tão decisiva ou primordial. Esta nova realidade exigirá que as marcas saibam adaptar a sua linguagem a este novo canal em tudo diferente ao que estavam habituadas a fazer até aqui.
O poder dos conteúdos informativos
O consumidor é seduzido por conteúdos informativos e não comerciais. Estes últimos não estimulam, não são sexy’s, não satisfazem qualquer tipo de necessidade. Apenas funcionam como repelente, diminuindo drasticamente a taxa de sucesso do contacto por parte da marca. Adopte um comportamento não intrusivo, em que o consumidor procura a marca de forma declarada e não o contrário. Com esta mentalidade empresarial constatará que irá estimular indirectamente por parte do público a produção de conteúdos positivos sobre as suas marcas.
Sem comentários:
Enviar um comentário