quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Relações Públicas Online




Salvo raras excepções não existe por parte das empresas que actuam em Portugal uma verdadeira aposta e uma clara estratégia em Relações Públicas online. O que existe até este momento são meros projectos avulsos. Para além disto, a esmagadora maioria das iniciativas lançadas na Web são one shot, perdendo rapidamente o seu fulgor inicial. Esta quebra de impacto deve-se sobretudo ao facto dos projectos não serem “alimentados” durante todo o tempo em que se encontram no ar. Na maioria das ocasiões não existe monitorização nem optimização. Era como se semeássemos uma flor e a abandonássemos de seguida.

Procure de forma inteligente e estruturada os seus consumidores no meio online. Terá certamente boas surpresas sobre o que falam acerca da sua marca e onde o fazem. Experimente investir meio-dia de trabalho nesta tarefa. Acredito que tenha uma agenda sobrecarregada. No entanto, bastará desmarcar duas reuniões, deixar de fumar 5 cigarros e poupar outros tantos cafés.

Se seguir o meu conselho deixará de ser ignorante relativamente à presença da sua marca em ambiente online. Contudo, este é apenas o início de um longo percurso. Muito haverá certamente ainda a fazer para que possa rentabilizar a sua marca em termos comerciais e de reputação online.

1 comentário:

Su disse...

Renato, estou a escrever um trabalhado sobre reputação online e relações públicas. Gostaria de discutir sobre esse assunto. Entre em contato comigo: susanabyun@gmail.com. Obrigada!