sexta-feira, 22 de maio de 2009

I Colóquio de Comunicação Empresarial



A convite do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) irei participar no próximo dia 26 de Maio (3ªfeira) no I Colóquio de Comunicação Empresarial promovida por esta instituição.

Todos os interessados no tema (e até fans, talvez) da zona norte do país que queiram assistir ao evento poderão contactar directamente o ISCAP.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Livro de Relações Públicas


A convite da Editora Pergaminho estou a preparar um livro sobre Relações Públicas, cujo nome revelarei mais tarde. Muitos serão apanhados de surpresa, pois apenas um conjunto restrito de pessoas sabia. A sua publicação está prevista para depois do Verão.

Será uma abordagem actual, dinâmica e moderna, mas sobretudo uma visão pessoal sobre esta área que ganha, com todo o mérito, relevância ano após ano na vida das organizações.

Neste âmbito, gostaria de poder contar com o vosso contributo para referirem alguns case studies que considerem interessantes (nacionais ou internacionais), bem como os que são actualmente, na vossa opinião, os principais problemas do sector das RP. Depois de receber os vossos inputs, tomarei a liberdade de seleccionar alguns, que evidentemente aparecerão citados, para contemplar no livro e fazer umas breves reflexões.

Todas as opiniões serão válidas e importantes para o esclarecimento público do tema e respectiva valorização.

Fico a aguardar as vossas mensagens para o e-mail: rpovoas@guesswhatpr.com

Obrigado!

Um abraço a todos,
Renato Póvoas

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Croquete Venenoso



Parece-me que os muitos comentadores e colunistas da nossa praça que dizem mal das agências de comunicação têm um pouco inveja destas. Consta que já ninguém os ouve e a sua influência anda a necessitar de Centrum*.

*Não trabalho esta marca. Contudo já o fiz no passado.
(Uma nota que fica bem a qualquer blogger transparente. Nada na manga. Nada na calça)

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Agora Escolha

Ao reler uns apontamentos de Mark Hughes retive os dados de um estudo publicitário realizado sobre as secções das revistas dos jornais de domingo. Revela esta investigação que a capacidade para se lembrar da publicidade está relacionada com a espessura da revista. Quanto mais publicidade houver num meio de comunicação social, menos eficaz é cada anúncio.

Parece-me que existem muitas marcas que gostam de pagar para serem invisíveis aos olhos dos consumidores. Nos tempos actuais ser normal é uma banalidade. Ser diferente uma marca.

domingo, 3 de maio de 2009

Remuneração das agências


Como poderão ver aqui, já em 2007 tinha alertado e apontado soluções para um problema que parece só agora ser uma preocupação (aqui). A discussão está ainda centrada na publicidade, onde os investimentos são mais avultados, mas a seu tempo chegará ao mercado das RP.

Na altura, as minhas declarações e posições geraram alguma polémica no sector. Algo que as mais recentes medidas tomadas por multinacionais vêm agora dar-me razão.


Reitero que o paradigma de remuneração das agências de hoje terá de ser diferente do que era praticado há 3 ou 5 anos atrás. Ambas as partes (marcas e agências) terão de encontrar um equilíbrio saudável onde impere a justiça e a transparência.