domingo, 16 de dezembro de 2007

Reconhecimento das RP no Brasil

Com o objectivo de enriquecer este espaço com outras opiniões, realidades e experiências, decidi convidar a minha colega de profissão Maria Laura, que está a desenvolver um trabalho notável ao nível das Relações Públicas no Brasil. Um projecto fantástico que poderá ser um exemplo para nós, onde ainda existe tanta coisa para fazer e um potencial enorme para evoluir.

Deixo-vos aqui o discurso directo desta ainda jovem profissional e peço a vossa opinião sobre a pertinência em desenvolver algo semelhante em Portugal.
”Primeiro nasceu o RP Fórum em Dezembro de 2004, fruto de um sonho meu de ver a profissão ser mais esclarecida e reconhecida no Brasil. Surgiu a partir de uma ideia em uma conversa entre amigos (eu e web designers). Então trabalhamos muito neste site e divulgamos ele massivamente para públicos profissão, através de grupos de discussão, jornais on line, sites, revista empresarial impressa, rádios. Depois de mais uma conversa entre estudantes e profissionais de relações públicas no msn, surgiu a ideia de fazer uma campanha ainda maior, que resultou na campanha Brasil descobrindo Relações Públicas www.rpforum.com.br/brasildescobrindorp.html, na qual mobilizou grande parte da classe do país inteiro em prol da profissão, se formando equipes em cada Estado trabalhando elaborando e praticando projetos de campanha com um único objetivo: promover localmente a profissão para seu reconhecimento nacional. Em um ano de trabalho obtivemos grandes resultados, os cursos de RP passaram a ficar entre os mais procurados e a profissão entre as que mais crescem no país segundo notícias veiculadas na imprensa. A campanha é continua, ainda temos muito o que fazer e trabalhar para a profissão se estruturar cada vez mais e se solidificar totalmente tanto na sociedade quanto no mercado de trabalho brasileiro. Mas a frustração que nossa classe vivia diminuiu e a classe está mais feliz com os resultados satisfatórios”.
Maria Laura
RP Fórum - comunicação, marketing, empreendedorismo, networking e negócioswww.rpforum.com.br

5 comentários:

Squeezy disse...

Uma acção "glocal" bastante pertinente e inteligente.

Anónimo disse...

Um projecto importante e de grande interesse para adoptar em Portugal face ao marasmo que se vive ao nível das organizações/associações de RP.

Bom blog!

Carlos Afonso

Anónimo disse...

Desculpe a intromissão, mas é por uma boa causa. Neste final de ano, ao baixar um cartão MMS da Telemig Celular, além de desejar um feliz natal, você estará contribuindo para o futuro de muita gente. É que parte da receita vai para a Fábrica do Futuro, uma instituição que ajuda na formação cultural e profissional de milhares de jovens.
Então esse natal, não fique só no presente, envie um dos cartões da Telemig Celular.
Acesse www.tonsmusicais.com.br/v2/telemig/hotsite.aspx e faça desse natal melhor!

Rodrigo Cogo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Obrigada pela publicação e reconhecimento pelo nosso trabalho, Renato, espero que esta idéia compartilhada ajude vocês estudantes e profissionais de RP de Portugal. Torço por vocês, vamos fazer as RP liderar a comunicação e a filosofia empresarial do mundo inteiro.;) Abraços. Maria Laura.