Fernando Sobral diz hoje no Negócios que Victor Gaspar é o Relações Públicas de Portugal. Tenho de concordar.
Um olhar pelos bastidores das Relações Públicas em Portugal no primeiro blog nacional sobre o tema. (Desde Agosto de 2005)
segunda-feira, 26 de março de 2012
Pauladas na imagem de Portugal
Infelizmente nos últimos tempos têm-se avolumado o número de notícias (como esta) na comunicação social sobre assaltos a turistas ou residentes estrangeiros no Algarve. Se do ponto de vista de comunicação nada for feito junto destes cidadãos, cá e lá fora, no sentido de os tranquilizar e explicar o que tem sido feito para minimizar estas situações, arriscamo-nos que a breve prazo sejamos vistos como um país inseguro. É importante agir rapidamente para não fragilizar ainda mais a nossa imagem e comprometer uma importante fonte de receita para o país.
quinta-feira, 8 de março de 2012
segunda-feira, 5 de março de 2012
Quando o preço se sobrepõe à qualidade técnica
Infelizmente esta é uma realidade cada vez mais presente. Falemos nós de audiências, publicidade ou comunicação. Ver aqui peça da RTP.
quinta-feira, 1 de março de 2012
Publicidade ou Relações Públicas?
É impressão minha ou os publicitários querem agora ser relações públicas? Pois, compreendo. Fugir da crise não é meus senhores. Ver aqui via Dinheiro Vivo.
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012
Cavaco Silva vs Passos Coelho: análise às manifestações populares
Nos últimos dias assistimos a dois comportamentos distintos por parte do Presidente da República e do primeiro-ministro. O primeiro cancelou na passada 5ªfeira uma visita à Escola António Arroio. Já o segundo enfrentou os populares em Gouveia. Passos Coelho foi vaiado, enquanto Cavaco Silva evitou receção semelhante por parte dos alunos daquela escola nas Olaias, em Lisboa. O primeiro-ministro ficou claramente melhor na “fotografia”.
Não é aceitável que uma figura como o Presidente da República evite o contacto com o povo, quando foi eleito democraticamente por este, mesmo sabendo à partida que o cenário que iria encontrar não seria favorável ou simpático. Ainda para mais não teve coragem para assumir a verdadeira razão da sua ausência, preferindo mandar dizer que tal deveu-se a um “impedimento”. Uma situação prejudicial para a democracia e que não livra Cavaco de na próxima aparição pública ser novamente confrontado com o episódio da António Arroio. Ou será que o presidente irá evitar as pessoas e a “vida real” até ao fim do mandato?
Já Passos Coelho esteve bem. Mostrou que é um político mais maduro e sem medo de enfrentar uma população enfurecida. Conseguiu passar uma imagem de político dialogante e preocupado com os problemas das pessoas. Enfrentou os populares com naturalidade e a sua posição saiu reforçada. Foi bastante mais inteligente do que Cavaco.
Continuo sem perceber os erros consecutivos de comunicação cometidos por Cavaco Silva. Apesar de ser um cargo muito mais resguardado do que o do primeiro-ministro, o que é certo é que tem acumulado incidentes atrás de incidentes, alguns perfeitamente infantis e evitáveis, tendo uma clara dificuldade em lidar com a crítica.
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012
Lançamento "Mais Capital com as Relações Públicas"
É já amanhã o lançamento do mais recente livro sobre RP: "Mais Capital com as Relações Públicas". Lá estarei ao final do dia, no Espaço Açores, em Lisboa, a apresentar a obra num gentil convite do João Figueiredo.
Entretanto este blog teve acesso a uma imagem exclusiva que demonstra a força e a influência das RP nacionais.
domingo, 5 de fevereiro de 2012
Comunicar para tablets
Apesar de ainda não existirem dados sobre o número de tablets vendidos em Portugal (corrijam-me se estiver errado), penso que ninguém tem dúvidas que esta nova forma de consumir informação veio para ficar. Bastará constatar a diversidade de modelos comercializados pelas marcas tecnológicas. O preço é contudo ainda um entrave que tende a desvanecer-se com uma ainda maior oferta de equipamentos e o amadurecimento do próprio mercado. Esta é uma realidade para a qual os profissionais de comunicação e relações públicas devem estar atentos.
Se até aqui a preocupação eram quase exclusivamente os conteúdos, atualmente a imagem é cada vez mais importante. Invista o seu tempo, esforço e energia nos seguintes pontos:
» Divulgação de conteúdos em vídeo;
» Utilização de fotos e infografias;
» Estabelecer links a outros conteúdos que possam ser uma mais valia para os jornalistas;
» Disponibilizar informação áudio;
» Solicite feedback aos conteúdos;
» Meça o impacto das mensagens.
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012
O negócio da Comunicação
O António refere aqui e bem que o principal problema do sector da comunicação enquanto negócio é a baixa "percepção de valor sobre os serviços prestados e sobre os prestadores de serviço". Diz ainda que "sem estes problemas resolvidos, não serve de muito queixarmo-nos das avenças, e dos preços, e da concorrência. Sem haver diferenciação do lado da oferta, ninguém se pode queixar que a procura anda a esmagar a indústria".
De facto na minha opinião, como há muito venho a dizer, a inovação e a diferenciação a todos os níveis, desde o contacto inicial com o cliente até à avaliação dos resultados, é que fará o cliente separar o trigo do joio. Um trabalho desafiante e uma missão muitas vezes árdua e demorada mas que acabará por dar os seus frutos de forma sólida e sustentada.
Quanto aos sucateiros da comunicação, sempre existiram e certamente que continuarão a existir por muitos e longos anos.
quarta-feira, 25 de janeiro de 2012
"Como em todos os negócios temos de evoluir para sobreviver" - Tim Solomon
Tim Solomon, CEO da Ogilvy & Mather Portugal, referiu aqui ao Dinheiro Vivo a importância de inovar para sobreviver no competitivo mercado da Publicidade.
Para evitar o que eu disse aqui é fundamental ir mais além, ter vontade, talento e trabalhar muito. Com esta atitude verá que rapidamente os problemas transformam-se em oportunidades.
terça-feira, 24 de janeiro de 2012
Barbie sem cabelo e solidária? Parece que sim
Parece que a Mattel abandonou esta sua posição. Um ato inteligente e justo. É caso para dizer, mais vale tarde do que nunca. Ver aqui os novos desenvolvimentos.
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
Forum Communication On Top in Davos 2012
(informação enviada pelo Rui Martins)
A 3ª Edição do Forum “Communication on Top” irá realizar-se a 9-10 Fevereiro de 2012, na pitoresca cidade de Davos – Klosters (Suíça), onde são esperados responsáveis máximos de consultoras de comunicação e profissionais de comunicação inhouse de topo de multinacionais e outras organizações nas áreas de relações institucionais, relações públicas, comunicação de marketing, relações com investidores, representantes de Media, bloggers, reitores de universidades, cientistas e inovadores tecnológicos.
O Forum 2012 irá debruçar-se sobre os temas: Privacidade vs Publicidade, novos desafios para as Consultoras nas áreas de RP, reputação territorial, comunicar inovações científicas, interacção com economias virtuais – social media games/Second Life/Online IPO, comunicação virtual vs face-to-face em RP e marketing, comunicação interna– RH vs. PR, comunicação de missão associativa – formar uma comunidade ou envolver-se socialmente? (Rui Martins, Director de Comunicação e Coordenador para Portugal será o moderador deste Debate) ... entre outros tópicos de interesse.
Daniel Höltgen – Director de Communicação do Council of Europe, James Gillies - Responsável de Comunicação do Group CERN, Paul Holmes - Fundador e CEO do The Holmes Report e dos SABRE awards, Gary Grates – Presidente e Director Geral da EDELMAN Change & Employee, USA; e Rui Martins - Director de Comunicação da Dianova Portugal e Coordenador Regional para Portugal da European Association of Communication Directors e Communication On Top Forum são apenas alguns dos Oradores / Moderadores deste evento que em 2010 reuniu mais de 150 profissionais dos 5 continentes.
sexta-feira, 20 de janeiro de 2012
Notícias à medida
Ainda não tinha referido este estudo da Carolina Enes que merece efetivamente ser destacado sobre a relação, sempre quente, jornalista – assessor de imprensa. Agora o que eu considero incrível é existirem notícias como a que se encontra abaixo, publicada hoje no semanário SOL, em que o conteúdo da notícia é desenhado à medida do interesse do jornalista. Por exemplo, porquê não referir outras conclusões do estudo como esta: “Metade dos consultores considera que os jornalistas manipulam a informação”. Isto de dizer que uns são anjos e outros demónios não fica nada bem.
terça-feira, 17 de janeiro de 2012
Blogs do ano 2011
O blog Aventar está a organizar pela primeira vez um concurso de blogs (ver aqui). São várias as categorias em que os leitores podem votar até ao próximo dia 21. Em Comunicação Media encontram-se os blogs dos três projectos em que estou envolvido: Relações Públicas Sem Croquete, Guess What PR e Apanhado na Rede. Peço-vos que votem em consciência, desde que esta indique um destes três blogs de excelência. :-)
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
Mais um excelente texto de João Adelino Faria sobre Comunicação
Os casos mediáticos da Maçonaria e Jerónimo Martins em análise por João Adelino Faria no Dinheiro Vivo aqui. Tal como também eu defendo, falar é ainda o melhor remédio. Ok, uma excepção para Eduardo Catroga.
sexta-feira, 13 de janeiro de 2012
Barbie sem cabelo e solidária? Why not?
De acordo com esta notícia, a ser verdade que a Mattel não aceita ideias não solicitadas de fontes externas, é um erro profundo da marca.
quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
sábado, 7 de janeiro de 2012
A reacção da Jerónimo Martins
O Dinheiro Vivo, suplemento de Economia do Diário de Notícias, solicitou a minha opinião sobre como o Pingo Doce deveria recuperar a sua imagem. Tive oportunidade de dizer que deviam fugir do silêncio cómodo e comunicar os seus argumentos. Tomei hoje conhecimento que estão a entregar aos seus clientes nos supermercados um esclarecimento assinado pelo administrador-delegado, Pedro Soares dos Santos. Uma atitude totalmente acertada!
quarta-feira, 4 de janeiro de 2012
Caso Jerónimo Martins: Leitura comunicacional
Excelente análise do Alexandre Guerra, no PiaR, sobre a ida da Jerónimo Martins para a Holanda. Ver aqui a sua opinião.
Uma decisão que revela a insensibilidade dos nossos gestores para as áreas da Comunicação e Reputação. Se tivessem esse know-how ou procurassem o aconselhamento junto de profissionais qualificados (internos ou externos) antes de tomarem certas decisões, não assistiríamos a tanta incoerência entre o que se diz e o que se faz.
São episódios como este que justificam a introdução da Comunicação (de forma séria) nos MBA ou cursos de Gestão.
Subscrever:
Mensagens (Atom)