Um olhar pelos bastidores das Relações Públicas em Portugal no primeiro blog nacional sobre o tema. (Desde Agosto de 2005)
terça-feira, 5 de julho de 2011
quinta-feira, 30 de junho de 2011
Redes Sociais - Entrevista RTP
Hoje tive a oportunidade de ser entrevistado para a RTP sobre comunicação nas redes sociais. Conheçam a minha vertente de publicitário :-)
sexta-feira, 24 de junho de 2011
A comunicação no governo de Passos Coelho
Um dos pilares para o sucesso da recente equipa governativa passará pela comunicação. Já o seria em condições normais, mas mais fulcral será na atual conjuntura de crise. Para envolver as pessoas e diminuir os protestos sociais as principais medidas terão de ser bem comunicadas, o que implicará honestidade, clareza e coerência no discurso. O governo de Pedro Passos Coelho terá de inverter a imagem do anterior executivo onde a comunicação foi percecionada pelos portugueses como algo meramente propagandístico e manipulador da opinião pública.
A essência da boa comunicação é a verdade e somente através desta será possível gerar confiança numa dose suficiente para motivar as pessoas a alterarem atitudes e comportamentos. Para isso será fundamental traçar uma estratégia de comunicação que seja clara para toda a equipa governativa, onde todos estejam envolvidos e devidamente alinhados. Apenas assim conseguirão ganhar credibilidade e ser bem-sucedidos no dia-a-dia com a mínima contestação possível. As pessoas não suportarão mais trapalhadas e o tão famoso na política “diz que disse”.
O governo terá de ser uma orquestra onde não poderá existir qualquer instrumento desafinado sob pena de arruinar a performance dos restantes elementos. Para isso é fundamental encontrar um bom maestro. De acordo com as últimas notícias que vieram a público já foram recrutados alguns jornalistas para a nova equipa de comunicação do governo. Na minha opinião serão elementos importantes e válidos mas que não terão a capacidade de ocupar o tal lugar supremo de maestro. Este não poderá ser um mero assessor de imprensa. É-lhe exigido uma visão mais abrangente da comunicação, com pensamento estratégico e conhecimentos que vão muito além do simples jornalismo de terreno. O tempo encarregar-se-á de me dar ou não razão.
terça-feira, 21 de junho de 2011
Daniela Ruah em roupa interior...
Daniela Ruah a sensibilizar novos e velhos para os problemas de audição.
segunda-feira, 20 de junho de 2011
50 Segredos de Coaching para Portugueses
Já está à venda o mais recente livro da minha amiga Maria Duarte Bello, pessoa que muito prezo e uma das mais reputadas profissionais em Portugal na área do Coaching e Gestão de Imagem. Uma leitura a não perder, especialmente para quem pretende melhorar a sua vida quer do ponto de vista pessoal como profissional.
domingo, 19 de junho de 2011
Universidade do Minho
Foi com enorme prazer que estive, na passada 5ªfeira, na Universidade do Minho a participar numa aula de Mestrado em Ciências da Comunicação. Tive a oportunidade de dar a minha visão das Relações Públicas e esclarecer algumas questões sobre o trabalho diário numa consultora de comunicação.
Depois da aula seguiu-se ainda um excelente jantar e uma saída à animada noite de Braga. Venham mais convites destes!
Aproveito ainda para fazer um especial agradecimento à Prof.ª Teresa Ruão, docente na Universidade do Minho, pela extrema simpatia com que me recebeu.
terça-feira, 14 de junho de 2011
Trabalho académico
Tive oportunidade de responder a algumas questões para um trabalho universitário intitulado "As Relações Públicas são ou não prejudiciais para a democracia?", no âmbito da disciplina Estratégias de Comunicação II, no ISLA de Gaia. Ao João Rodrigues, autor da investigação, votos de sucessos académicos e profissionais.
O trabalho poderá ser lido aqui. (Já lá vai o tempo em que iamos encadernar o trabalho no intervalo antes da apresentação!)
domingo, 12 de junho de 2011
Diogo Vasconcelos
Mais uma excelente entrevista da Anabela Mota Ribeiro, no Jornal de Negócios. Esta semana o convidado foi Diogo Vasconcelos a trabalhar na Cisco há 4 anos, em Londres. Deixo aqui as suas principais reflexões que, mais do que levar-nos a pensar, deveriam levar-nos a agir definitivamente.
“A cultura política dominante em Portugal é uma cultura de condicionamento ao sentido de risco e de aventura”
“As pessoas não devem ser consumidores passivos mas cidadãos ativos na construção do seu destino e do destino coletivo”
“As pessoas não devem ser consumidores passivos mas cidadãos ativos na construção do seu destino e do destino coletivo”
“A inovação acontece pela colisão de diferentes conhecimentos e experiências”
“Só uma nova vaga empreendedora pode levar Portugal a sair desta situação de desemprego galopante”
“O grande perigo de Portugal é ficar como a Itália, em que há uma emigração maciça porque o país virou um gerontocracia: as pessoas estão limitadas por quem conhecem e não pela competência do que fazem”
quinta-feira, 9 de junho de 2011
Preço da Publicidade não mede valor das RP
Não poderia estar mais de acordo com isto. No entanto, parece que ainda não existem grandes alternativas... Essa é que é essa!
sábado, 4 de junho de 2011
Movimento Esperança Portugal e o impacto dos debates televisivos
Confesso que estou curioso para saber qual o resultado de amanhã do Movimento Esperança Portugal. Rui Marques, líder do MEP, esteve nos últimos dois dias nos quatro principais canais (RTP, RTP2, SIC e TVI) a debater com oito partidos diferentes, no seguimento da ação judicial interposta. Em simultâneo e em pleno horário nobre, o MEP conseguiu uma importante exposição mediática na reta final da campanha que poderá dar o carimbo de entrada de Rui Marques na Assembleia da República. Agora é só aguardar por amanhã às 20h.
quarta-feira, 1 de junho de 2011
Alguns dos problemas atuais da política nacional
Aversão ao risco para inovar em diferentes formas de comunicação e interação com as pessoas;
Existência de um falso diálogo entre políticos e população pois há o medo da crítica e do confronto verbal;
Os discursos são centrados no “eu” e nos partidos, numa pura estratégia de caça ao voto, esquecendo as pessoas e os seus reais problemas;
Excessiva artificialidade da prática política;
Os políticos tratam as pessoas numa perspetiva top-down;
Os políticos não demonstram serem vitais à vida das pessoas.
sexta-feira, 27 de maio de 2011
Legislativas 2011: Partidos e candidatos vistos à minha lupa
Bloco de Esquerda – FRANCISCO LOUÇÃ
Francisco Louçã está desgastado e sem o fulgor de outros tempos;
O BE reserva-se ao papel de eterna oposição. A ausência nas negociações da Troika foi um exemplo disto mesmo;
Louçã está demasiado sozinho na frente de batalha. As vozes críticas que se ouviram nos últimos tempos dentro e fora do partido também não ajudaram;
O BE vive uma crise de identidade e objetivos. Já não é aquele partido fresco e sexy que captou muitos jovens eleitores. Falta-lhe renovação e um rumo.
CDU – JERÓNIMO DE SOUSA
Imagem desgastada sem capacidade de captar o voto para além dos habituais fiéis;
O discurso utilizado por Jerónimo de Sousa é obsoleto e ineficaz. Para além disto, as suas intervenções são cópias umas das outras. Não inova;
O PCP reserva-se ao papel de eterna oposição. A ausência nas negociações da Troika foi um exemplo disto mesmo. Não demonstram qualquer tipo de capacidade para ser um partido minimamente influente.
quinta-feira, 26 de maio de 2011
Legislativas 2011: Partidos e candidatos vistos à minha lupa
CDS-PP PAULO PORTAS
É o candidato mais bem preparado comunicacionalmente. Contudo exagera por vezes na artificialidade de determinadas ações e declarações. Vê-se que é uma imagem construída e não algo natural ou espontâneo;
Não se consegue livrar do seu passado enquanto jornalista polémico ou do caso dos submarinos quando foi ministro da defesa. São factos negativos que prejudicam a imagem que hoje pretende passar para o povo português;
É visível a sua sede por protagonismo e poder.
quarta-feira, 25 de maio de 2011
Legislativas 2011: partidos e candidatos vistos à minha lupa
PSD – PEDRO PASSOS COELHO
O PSD tem andado a reboque do PS (e até do CDS-PP). Tinha a obrigação de marcar a agenda mediática da campanha e não andar sempre a responder às provocações gratuitas dos outros partidos, sobretudo os de pequena dimensão;
O programa eleitoral pode estar muito completo mas não revela sensibilidade comunicacional. Quantos portugueses é que irão ler este documento do princípio ao fim? Deveria existir um resumo de 3 páginas com as principais ideias;
O PSD ainda não conseguiu passar três/quatro ideias-chave positivas que motive e dê confiança ao eleitorado para votar no partido no próximo dia 5. Independentemente de ser verdade ou não, certo é que, por exemplo, o PS está conotado como o partido que defende o estado social e o CDS-PP os interesses dos agricultores;
A grande maioria das propostas divulgadas dá azo a mal entendidos e controvérsia. Umas vezes porque são mal explicadas, outras porque o PS faz um bom trabalho de contra informação. Apesar de tudo, considero que na esmagadora maioria das situações é mais demérito do PSD do que mérito da oposição;
Pedro Passos Coelho ainda é visto, dentro e fora do partido, como o rapazinho ex-jota. Há muito que deveria ter calado internamente as vozes que continuamente criticam publicamente as suas decisões. Os portugueses vêem-no como bastante influenciável o que é péssimo para um líder e candidato a primeiro-ministro.
terça-feira, 24 de maio de 2011
Legislativas 2011: partidos e candidatos vistos à minha lupa

PS – JOSÉ SÓCRATES
Apesar da argumentação utilizada é notória a inconsistência das (poucas) propostas do PS que são conhecidas;
O atribuir de culpas da atual situação do país à conjuntura internacional é uma explicação gasta em que ninguém já acredita;
A estratégia de medo que José Sócrates tem utilizado, onde os outros são vilões e ele é o herói, é primária e não ajuda a captar votos;
José Sócrates está demasiado sozinho. Seria bom aparecer rodeado de outros elementos de valor incontestável principalmente na área económica e financeira, uma vez que esta é uma pasta que claramente não domina;
José Sócrates tem diversas expressões faciais que são exageradas, demasiado agressivas e que soam a falso.
Apesar da argumentação utilizada é notória a inconsistência das (poucas) propostas do PS que são conhecidas;
O atribuir de culpas da atual situação do país à conjuntura internacional é uma explicação gasta em que ninguém já acredita;
A estratégia de medo que José Sócrates tem utilizado, onde os outros são vilões e ele é o herói, é primária e não ajuda a captar votos;
José Sócrates está demasiado sozinho. Seria bom aparecer rodeado de outros elementos de valor incontestável principalmente na área económica e financeira, uma vez que esta é uma pasta que claramente não domina;
José Sócrates tem diversas expressões faciais que são exageradas, demasiado agressivas e que soam a falso.
terça-feira, 17 de maio de 2011
O sucesso do Marketing

Conhecer os clientes profundamente e interagir com eles de forma objectiva, personalizada e transparente é o que dita hoje a valorização pública das marcas. O problema de muitas empresas é que pretendem matar mosquitos com balas de canhão.
As Relações Públicas podem dar um importante contributo no reconhecimento dos stakeholders, perceber quais as suas expectativas, otimizar os processos de interação e transformar todos eles em defensores acérrimos das marcas e respetivas causas.
terça-feira, 10 de maio de 2011
Provocaçãozinha

No seguimento deste post, e como sei de fonte segura que o LPM é uma pessoa com um refinado sentido de humor, pergunto: então o elemento chave das Relações Públicas é a influência ou a criatividade?
terça-feira, 3 de maio de 2011
E que tal apostar em produção nacional?

No passado domingo começou na SIC o reality show Peso Pesado, a versão portuguesa do famoso The Biggest Loser. Pelo sucesso da edição internacional, excelente promoção nacional, timing do programa e audiência na estreia, este será certamente o grande programa de entretenimento do ano da televisão portuguesa. Nas últimas semanas RTP e TVI também já apresentaram os seus trunfos para o horário nobre. Todos eles adaptações de formatos internacionais, a maioria de duvidosa qualidade.
Não estará na altura, nomeadamente a RTP por razões óbvias, de inovar e apostar em formatos nacionais que possam ser comercializados em mercados externos? A produtora portuguesa beActive é um excelente exemplo que merece ser destacado pelo trabalho que tem vindo a fazer em Portugal e lá fora.
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sábado, 23 de abril de 2011
A melhor Comunicação é...
terça-feira, 19 de abril de 2011
PSD com toque de samba

Nas últimas horas soube-se que o PSD contratou um marketeer brasileiro para trabalhar a campanha de Pedro Passos Coelho nas próximas eleições legislativas. Mais uma vez, e como em tantas outras áreas, o “Compro o Que é Nosso” é algo que não se aplica na política nacional.
Relativamente a agências de comunicação, o PSD também foi claro dizendo que não iria contar com nenhum apoio a este nível. Assim sendo, mais dinheiro sobra certamente para croquetes e música para o povo. Resta apenas saber se teremos Tony Carreira ou Roberto Leal.
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