sábado, 15 de outubro de 2011

Redes sociais úteis no sector da Construção? Sim, é possível



Ver aqui de que forma as redes sociais podem ser úteis para as empresas de Construção. Uma excelente ideia para um sector que vive momentos muito difíceis em Portugal. Mas não esqueça que nunca é tarde para inovar. 

sábado, 8 de outubro de 2011

Think Different


A grande diferença de Steve Jobs para muitos outros é que ele dizia e fazia, ao contrário de outros que muito falam, mas pouco ou nada fazem.

“Here’s to the crazy ones. The misfits. The rebels. The troublemakers. The round pegs in the square holes. The ones who see things differently. They’re not fond of rules. And they have no respect for the status quo. You can quote them, disagree with them, glorify or vilify them. About the only thing you can’t do is ignore them. Because they change things. They invent. They imagine. They heal. They explore. They create. They inspire. They push the human race forward. Maybe they have to be crazy. How else can you stare at an empty canvas and see a work of art? Or sit in silence and hear a song that’s never been written? Or gaze at a red planet and see a laboratory on wheels? We make tools for these kinds of people. While some see them as the crazy ones, we see genius. Because the people who are crazy enough to think they can change the world, are the ones who do.”

terça-feira, 4 de outubro de 2011

10 razões que demonstram que o presente e o futuro da Comunicação pertence às Relações Públicas


- Criamos histórias cativantes;

- Conseguimos efetivamente envolver as pessoas;

- Estabelecemos contactos pertinentes e não intrusivos;

- Atuamos com base na verdade;

- Geramos valor e apresentamos elevado retorno numa base custo vs investimento;

- Conciliamos como ninguém os interesses das marcas com os dos seus clientes;

- Substituímos o tradicional monólogo por um diálogo vivo e relevante entre a marca e o público;

- Somos profissionais mais completos e versáteis;

- Construímos relações sólidas, duradouras e profícuas;

- Já reparou que os argumentos comerciais dos restantes players do setor da Comunicação estão cada vez mais colados às RP?

Colegas das RP: está na hora de todos nós mudarmos de atitude, arregaçarmos as mangas e irmos à luta, batendo-nos pelas nossas ideias e demonstrando que podemos ser bastante úteis às marcas. Se mantivermos o nosso profile apenas de gente simpática, jamais sairemos do nosso cantinho acolhedor mas pouco relevante no panorama da Comunicação. Sejam atrevidos, perspicazes e persistentes!   


domingo, 2 de outubro de 2011

Para o Sr. Campos

É por estas e por outras que se vendem cada vez menos jornais em Portugal. Pessoas que escrevem sobre assuntos sem o mínimo conhecimento.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Brands Like Bands


É com enorme prazer que irei participar na III Conferência Brands Like Bands, no próximo dia 21 de Outubro, no espaço BES Arte e Finança, em Lisboa. Os detalhes aqui no Facebook da iniciativa ou aqui via Meios & Publicidade.

As inscrições poderão ser feitas através dos seguintes contactos:
Telm.: 96 453 63 49 / 91 188 79 93

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A importância do media training


Um bom argumento para convencer o seu director/cliente a fazer media training.

(Obrigado ao meu colega André Martins por me ter dado a conhecer este hilariante vídeo)

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O desemprego nos profissionais de Comunicação e Relações Públicas


Como consultor e ator nesta área este é um tema que me preocupa bastante. São cada vez mais os profissionais sem emprego. Com ou sem experiência este é um problema transversal a todo um setor que apesar da sua performance nos últimos anos (que considero positiva), não consegue assimilar todos os profissionais. Na minha opinião, a minimização desta situação passa por alterações a três níveis:

Ensino
» Uma menor oferta de cursos e formações na área;
» Programas curriculares adaptados à realidade e com uma forte componente prática (no mínimo 60 por cento);     
» Professores que não façam do ensino a sua principal atividade profissional. É fundamental ter experiência de campo;
» Valorizar e estimular uma cultura empreendedora;
» Alunos com uma perceção real do que é a Comunicação;

Perfil dos profissionais
» Desejar superar os limites;
» Procurar ver sempre o outro lado;  
» Ser competente, rigoroso e exigente;
» Irreverência;
» Estar atualizado;
» Investir no conhecimento;

Empregadores
 » Ética e profissionalismo;
» Honestidade e transparência;
» Desejar criar valor;
» Arrojo;
» Determinação;
» Conhecimento e foco no negócio.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Ir para as redes sociais com outra tranquilidade


A Identidade Digital* (ID), consultora do grupo Guess What PR para a área das redes sociais, marketing digital e relações públicas online, lançou hoje um inovador serviço de social media management, no qual o cliente paga apenas em função dos resultados obtidos.

O retorno das campanhas é, posteriormente, avaliado, seguindo um conjunto de métricas quantitativas e qualitativas definidas conjuntamente pela ID e pelo cliente no arranque do projeto. A evolução da comunidade online, a interacção e dinamismo da mesma nos canais da insígnia, o teor das mensagens dos fãs, assim como o impacto de campanhas online na performance comercial da marca são alguns dos critérios que poderão entrar na “equação digital”.

“As redes sociais são reconhecidamente um território de influência que as marcas querem ganhar. No entanto, pela indisponibilidade de
know-how
humano ou recursos financeiros, muitas delas acabam por não entrar neste universo ou fazem-no de forma errada, sem uma estratégia sólida e bem desenvolvida”, refere Fernando Rente, partner da ID.

Com o serviço, a Identidade Digital tem como objetivo partilhar o risco e o sucesso dos projetos com os clientes e demonstrar que o investimento nas redes sociais, ao ser feito de uma forma estratégica, gera um importante retorno para a marca.


*Empresa da qual sou partner

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O Governo e a comunicação das medidas de austeridade



São muitos os “notáveis” que têm criticado nos últimos dias as mais recentes medidas de austeridade. A par disto surgem também críticas sobre a forma como o Governo tem comunicado estas medidas. A esmagadora maioria aponta a falta de informação e clareza como os principais problemas.

Tal como já tinha referido aqui em Junho passado, o sucesso e a credibilização do atual Governo passará por uma comunicação clara, verdadeira e objetiva. Contudo será de todo impossível evitar as futuras contestações sociais. Não existe consultor ou técnica que valha. Agora o que o Governo poderá fazer será reduzir o impacto destes movimentos demonstrando regularmente o que está a ser feito e o que é necessário ainda fazer para sair desta crise profunda. É imprescindível que o Governo nunca abdique da pedagogia, principalmente numa fase tão sensível e conturbada como a que vivemos atualmente.      

Deixo aqui uma dica: todos os anúncios relativos a aumentos de preços e carga fiscal serem apresentados publicamente como um lead de uma notícia, respondendo às cinco perguntas fundamentais: Who? What? Where? When? Why?

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Um bom pio sim senhor


Tal como o Rui, subscrevo também este post do Rodrigo. Deixo ainda uma questão: Porque é que os jornalistas cometem erros em simples transcrições de comunicados enviados pelas consultoras de comunicação?

sábado, 27 de agosto de 2011

Jornalismo de WC



Este caso vem denunciar uma situação há muito existente nos media nacionais. É espantoso que não exista nenhuma entidade que acabe de vez com estes cambalachos jornalísticos. Tantos são os casos… Pode ser que a crise ajude a acabar com estas farsas e Portugal se torne num país positivo.       

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Comunicação Digital



Conselhos para aqueles (muitos) profissionais que lutam arduamente, e muitas das vezes sozinhos (autênticos heróis), por um futuro mais digital nas suas empresas. Ver aqui algumas dicas.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Relações Públicas - Reflexões de Agosto



O mercado das Relações Públicas está a crescer e continuará a crescer nos próximos anos. A taxa de crescimento será tão mais elevada quanto maior for o grau de inovação e a capacidade de gestão dos seus profissionais.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Relações Públicas - Reflexões de Agosto


É doentia a quantidade de informação debitada por algumas pessoas no Facebook defendendo determinada marca ou posição. Para lá de não influenciarem ninguém com este tipo de atitude, ainda conseguem ficar rotulados como “o(a) chato(a) do Facebook”.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Relações Públicas - Reflexões de Agosto


Existem muitas pessoas que ainda não perceberam que sites, blogs, Facebook, Twitter ou Linkedin são canais de comunicação e interação diferentes. Cada um tem as suas próprias especificidades, o que exige um tratamento diferenciado a diversos níveis: abordagem, linguagem, dinâmicas de ativação, regularidade na introdução de novas informações, timings de resposta, entre muitos outros aspetos relevantes.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Relações Públicas - Reflexões de Agosto


As marcas deixaram de comprar a atenção do público. No atual paradigma é exigido que a ganhem, sendo para isso necessário conhecimento e talento.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Surpresa do dia


Recebi há pouco um email de uma empresa – que mal conheço - na área do branding e ativação de marcas a informar que já tem página de Facebook. É caso para dizer: Uauuu!! Que gente inovadora!
 
Como se isto não bastasse ainda me convidaram para fazer o chamado “jeitinho do Like” na página. Obviamente que fui logo… almoçar.