quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O Governo e a comunicação das medidas de austeridade



São muitos os “notáveis” que têm criticado nos últimos dias as mais recentes medidas de austeridade. A par disto surgem também críticas sobre a forma como o Governo tem comunicado estas medidas. A esmagadora maioria aponta a falta de informação e clareza como os principais problemas.

Tal como já tinha referido aqui em Junho passado, o sucesso e a credibilização do atual Governo passará por uma comunicação clara, verdadeira e objetiva. Contudo será de todo impossível evitar as futuras contestações sociais. Não existe consultor ou técnica que valha. Agora o que o Governo poderá fazer será reduzir o impacto destes movimentos demonstrando regularmente o que está a ser feito e o que é necessário ainda fazer para sair desta crise profunda. É imprescindível que o Governo nunca abdique da pedagogia, principalmente numa fase tão sensível e conturbada como a que vivemos atualmente.      

Deixo aqui uma dica: todos os anúncios relativos a aumentos de preços e carga fiscal serem apresentados publicamente como um lead de uma notícia, respondendo às cinco perguntas fundamentais: Who? What? Where? When? Why?

1 comentário:

Diana Rodrigues disse...

Caro Renato,

Pelo que eu percebi ontem, na entrevista com o ministro das finanças, o governo está, claramente, mais preocupado em passar palavras exactas - e que não criem buzz negativo - nos media. Posso estar errada, mas é claro que o ministro passa a vida a "escolher as palavras certas".
Essa é uma medida importante, de facto, mas como o próprio Renato diz, não transparece verdade. Penso que existe uma certa - passo a expressão - "miopia de marketing" ou de comunicação, se preferirmos. O governo esquece-se que os media são apenas um público intermédio. Com grande influência no público final, é certo. Mas se a mensagem não está adequada ao público final, será que os meios de comunicação conseguirão passá-la?