sábado, 1 de maio de 2010

Sr. Marketeer convença-se: hoje quem manda são os consumidores!

Com a actual crise económica as empresas têm de uma vez por todas mudar a forma como se relacionam com os seus consumidores. Terão de estar ao lado destes, de forma clara e transparente. Auxiliá-los a ultrapassar a crise e não simplesmente a empurrar os seus produtos. O paradigma do sistema económico de hoje é definido e coordenado pelo consumidor, não pelas empresas.


As empresas têm de praticar um marketing verdadeiro e falar verdade com os seus diferentes públicos. Por outro lado terão de antecipar o futuro e não esperar tranquilamente que este venha para que se possam adaptar. Nesse momento correm o risco de já ser demasiado tarde. Os produtos são cada vez menos vendidos a alguém para passarem a ser comprados por alguém.

As marcas têm de cumprir as promessas que fazem. Não basta dizer que são diferentes das suas vizinhas do linear do supermercado, quando depois de testadas tal vem a comprovar-se que não é bem assim. O consumidor sente-se enganado e revoltado. Não pode ser tratado como estúpido, pois claramente não o é, ao contrário do que muitas marcas infelizmente ainda pensam.

As estratégias de marketing das empresas têm de se adaptar aos tempos actuais, olhando para o consumidor como um ser humano que tem as suas dificuldades (hoje mais do que nunca), e que necessita de ser ajudado. Se estiver com ele hoje de forma desinteressada, amanhã ele irá reconhecer isso e jamais o abandonará.

Sem comentários: