Um olhar pelos bastidores das Relações Públicas em Portugal no primeiro blog nacional sobre o tema. (Desde Agosto de 2005)
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
É Natal, é Natal mas não abusem...
Será que a troika também impôs limites à criatividade? Esperemos que não!
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
Social Media 2012
O meu colega Fernando Rente da Identidade Digital tem toda a razão quando refere aqui que a comunicação online não pode viver jamais como uma “ilha” isolada no “arquipélago da comunicação”. Todas as disciplinas devem estar devidamente integradas e articuladas.
Acrescento apenas um novo ponto que me parece que irá também marcar o próximo ano nesta área: a importância dos social media em outros departamentos dentro das empresas. Concretamente: customer care, e-commerce, recursos humanos, sistemas internos, área jurídica, entre outros. Acredito que existe aqui muito espaço de crescimento, o que contribuirá certamente para aumentar a relevância desta disciplina juntos dos CEO’s. Mas para isto será necessário existir conhecimento e visão.
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
O Marketing como motor do recém-criado Programa Estratégico para o Empreendedorismo e a Inovação
Ontem, o Conselho de Ministros aprovou a criação do Programa Estratégico para o Empreendedorismo e a Inovação, designado por + E + I. Trata-se de uma excelente medida para estimular a criação de emprego e o crescimento do país. Contudo, o sucesso desta medida está dependente do apoio que for dado às empresas ao nível do Marketing e Comunicação. Sem esta sensibilidade e conhecimento será de todo impossível afirmar projectos e marcas nacionais à escala global.
Como poderão ler aqui há muito que defendo uma valorização do Marketing e Comunicação para revitalizar o tecido empresarial português e fomentar o empreendedorismo.
terça-feira, 6 de dezembro de 2011
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Mente aberta
Como já referi anteriormente, um profissional de Comunicação e Relações Públicas tem de ser uma pessoa curiosa e atenta a tudo o que o rodeia. Mais do que algo forçado, terá de estar no ADN da pessoa, podendo, obviamente, ser treinado e aperfeiçoado ao longo do tempo. Com naturalidade, devemos adoptar esta postura não só de 2ª a 6ª, das 9h às 18h, pois é fora do ambiente de trabalho e em contacto com outras realidades que "bebemos" ideias e informações que podem ser úteis para os projectos que gerimos.
Por isso, se me permitem um conselho: não sejam selectivos e vivam a vida ao máximo. Leiam o Expresso mas não deixem também de ver a Casa dos Segredos (ou outros reality shows do género). Viajem e estejam atentos aos pormenores. Assistam a um concerto de música clássica mesmo que o vosso gosto musical seja mais pop/rock. etc, etc, etc. Só assim, actualizados e com uma mente aberta, poderão evoluir enquanto profissionais.
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
Portugal Inovador
A par da comunicação, interesso-me bastante por questões ligadas à inovação e ao empreendedorismo. Desta forma, e apesar das condições económicas difíceis que o país atravessa, criei este espaço para demonstrar que temos projectos e pessoas que nos devem orgulhar a todos. Portugal Inovador pretende ser uma montra para o que de melhor se faz em Portugal. Partilhe comigo casos de inovação e pioneirismo nacionais que conheça.
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Mais Capital com as Relações Públicas
É com enorme satisfação que vejo surgir um novo livro nacional na área das Relações Públicas. Parabéns ao João Figueiredo que já tive oportunidade de conhecer. Como os tempos são de crise ficarei à espera de um exemplar na caixa do correio.
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
Um Desejo para 2012
Deixo-vos aqui o projecto solidário de Natal da Guess What PR para que possam participar e partilhar.
terça-feira, 15 de novembro de 2011
quarta-feira, 2 de novembro de 2011
7 boas razões para as empresas B2B estarem nas redes sociais
» Quando bem entendidas são excelentes ferramentas para criar conteúdos relevantes e interessantes;
» Potencia o networking;
» São canais tendencialmente muito específicos mas que contam com seguidores fiéis e participativos;
» Os comentários e as referências feitas pelos leitores em outros locais online contribuem para um melhor posicionamento – do website da empresa, por exemplo - junto dos motores de busca;
» Cada vez mais as pesquisas sobre uma empresa começa em ambiente online, nomeadamente nas redes sociais;
» Aproxima o público interno e melhora a relação entre estes;
» São fontes de informação para os media.
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
Desleixo ou amadorismo?
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
sábado, 15 de outubro de 2011
Redes sociais úteis no sector da Construção? Sim, é possível
Ver aqui de que forma as redes sociais podem ser úteis para as empresas de Construção. Uma excelente ideia para um sector que vive momentos muito difíceis em Portugal. Mas não esqueça que nunca é tarde para inovar.
sábado, 8 de outubro de 2011
Think Different
A grande diferença de Steve Jobs para muitos outros é que ele dizia e fazia, ao contrário de outros que muito falam, mas pouco ou nada fazem.
“Here’s to the crazy ones. The misfits. The rebels. The troublemakers. The round pegs in the square holes. The ones who see things differently. They’re not fond of rules. And they have no respect for the status quo. You can quote them, disagree with them, glorify or vilify them. About the only thing you can’t do is ignore them. Because they change things. They invent. They imagine. They heal. They explore. They create. They inspire. They push the human race forward. Maybe they have to be crazy. How else can you stare at an empty canvas and see a work of art? Or sit in silence and hear a song that’s never been written? Or gaze at a red planet and see a laboratory on wheels? We make tools for these kinds of people. While some see them as the crazy ones, we see genius. Because the people who are crazy enough to think they can change the world, are the ones who do.”
terça-feira, 4 de outubro de 2011
10 razões que demonstram que o presente e o futuro da Comunicação pertence às Relações Públicas
- Criamos histórias cativantes;
- Conseguimos efetivamente envolver as pessoas;
- Estabelecemos contactos pertinentes e não intrusivos;
- Atuamos com base na verdade;
- Geramos valor e apresentamos elevado retorno numa base custo vs investimento;
- Conciliamos como ninguém os interesses das marcas com os dos seus clientes;
- Substituímos o tradicional monólogo por um diálogo vivo e relevante entre a marca e o público;
- Somos profissionais mais completos e versáteis;
- Construímos relações sólidas, duradouras e profícuas;
- Já reparou que os argumentos comerciais dos restantes players do setor da Comunicação estão cada vez mais colados às RP?
Colegas das RP: está na hora de todos nós mudarmos de atitude, arregaçarmos as mangas e irmos à luta, batendo-nos pelas nossas ideias e demonstrando que podemos ser bastante úteis às marcas. Se mantivermos o nosso profile apenas de gente simpática, jamais sairemos do nosso cantinho acolhedor mas pouco relevante no panorama da Comunicação. Sejam atrevidos, perspicazes e persistentes!
domingo, 2 de outubro de 2011
Para o Sr. Campos
É por estas e por outras que se vendem cada vez menos jornais em Portugal. Pessoas que escrevem sobre assuntos sem o mínimo conhecimento.
Subscrever:
Mensagens (Atom)