sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Fará sentido o networking nos tempos atuais?



Nos últimos anos o networking tornou-se numa buzzword habitual no mundo dos negócios. São muitos os especialistas que advogam nas suas palestras e livros a importância da participação neste tipo de eventos que visam aumentar a rede de contactos profissionais. Mas será mesmo assim?
Na minha opinião, não. Na esmagadora maioria das situações, não resulta. A verdadeira conexão faz-se de forma personalizada, requerendo por isso tempo e dedicação. Há que perceber os pontos de contacto que nos unem ao outro e ativá-los de forma natural e pertinente. Eventos que se intitulam como sendo de puro networking, fazem-me lembrar as antigas matinés dançantes de domingo, onde a expetativa inicial dá rapidamente lugar à desilusão pelo resultado obtido no final.
O tradicional networking é uma perda de tempo, pois a sua essência está errada. Os contactos que estabelece nestes palcos são ilusórios e infrutíferos. As gráficas são os únicos que ganham com a quantidade de cartões-de-visita que são distribuídos.  
Para uma gestão do tempo mais adequada - um bem precioso nos dias que correm - tente resistir a estas constantes distrações que em nada ajudam a melhorar a sua performance no dia-a-dia. Foque-se por isso no essencial e não tenha receio em ser diferente.
  

Sem comentários: