domingo, 22 de janeiro de 2006

Blogues – uma mais valia comunicacional

Uma notícia do passado dia 16 de Janeiro do jornal Público sobre uma iniciativa de um vereador da Câmara Municipal de Lisboa despertou-me particular curiosidade. António Prôa, edil para as áreas de ambiente, espaços verdes, espaços públicos e relacionamento institucional com as juntas de freguesia, criou um blogue com o objectivo de estar mais perto dos seus munícipes.

Em antonioproa.blogspot.com os lisboetas podem, não só comentar os temas dos posts lá colocados por este vereador, como também outros assuntos que os incomodem, quer seja um buraco na sua rua ou o futuro do jardim na sua área residencial. Esta ferramenta de comunicação pretende afirmar-se não só como um espaço de divulgação das iniciativas da autarquia, mas como um veículo privilegiado de comunicação com o gabinete do vereador António Prôa.

Do ponto de vista comunicacional é sem dúvida uma iniciativa inovadora em Portugal e certamente um exemplo a seguir pelos vereadores de outros municípios nacionais. Ferramentas como estas que permitem um diálogo quase imediato entre os órgãos de poder e o povo são, sem dúvida, acções que elevam a democracia, apesar de todo o marketing inerente.

À semelhança da esfera pública, este instrumento de comunicação é também uma opção válida e profícua no sector privado. Quero com isto dizer que, em empresas de grande dimensão, com mais de 150 trabalhadores, justifica-se a criação de um blogue que sirva de canal de comunicação entre a administração e os trabalhadores.

Dado vivermos na era onde as melhores empresas são aquelas que se preocupam com os seus diversos públicos (colaboradores, familiares, consumidores, entre outros) suportado por processos transparentes e uma conduta responsável, iniciativas como estas não devem provocar receios pelos eventuais feedbacks menos positivos. É caso para se dizer, quem não deve não teme!

1 comentário:

Ouvinte disse...

Sem duvida que nesta era de globalização todas as formas de se fazer boa comunicação devem ser aproveitadas, os blogues são sem dúvida um novo fenómeno a aproveitar.

Gostei do teu Blog.