
Como reflexo deste espírito colocarei, já de seguida, um texto que solicitei para esta ocasião especial às fundadoras do Clube de Fãs do Relações Públicas Sem Croquete. O palco agora é da Ana Cunha e da Marta Barbosa.
Um olhar pelos bastidores das Relações Públicas em Portugal no primeiro blog nacional sobre o tema. (Desde Agosto de 2005)



Miguel Coutinho na sua "Face Visível" no Diário Económico (confesso que aprecio bastante este seu espaço diário), referiu ontem, a propósito de uma tertúlia da EGE - Atlantic Business School, que "uma escola de negócios não se pode limitar a ensinar modelos e teorias, devendo também ajudar a pensar e a especular. O futuro está no que conhecemos e vivemos mas também naquilo que, por vezes, não ousamos pensar".





Notas pessoais:
- Parabéns ao João Duarte da YoungNetwork pelo Prémio Blog de Comunicação (Do Fundo da Comunicação);
- "Código de Conduta do Gestor de Comunicação Organizacional e Relações Públicas" - É de facto uma prioridade tal como referi no meu livro "Relações Públicas Sem Croquete";
- Um abraço ao Professor José Viegas Soares, Pres. do Júri e profissional que respeito e admiro bastante. Tive a sorte de ser seu aluno na ESCS.


Para o reconhecimento oficial das Relações Públicas defendo que é fundamental existir associações activas com uma forte capacidade de mobilização. Nos últimos tempos a Associação de Relações Públicas de Portugal (ARPP) tem dado sinais de querer afimar-se como uma voz activa na defesa da profissão e do sector. Ainda bem que assim é! 
Foi com um enorme prazer que aceitei o simpático convite do Prof. Abílio da Fonseca, um dos profissionais com maior história na área das RP em Portugal, para participar no XVII Encontro de Relações Públicas do ISMAI no próximo dia 20 de Maio. Lá estarei para falar sobre "A Criatividade nas RP". 

Com a actual crise económica as empresas têm de uma vez por todas mudar a forma como se relacionam com os seus consumidores. Terão de estar ao lado destes, de forma clara e transparente. Auxiliá-los a ultrapassar a crise e não simplesmente a empurrar os seus produtos. O paradigma do sistema económico de hoje é definido e coordenado pelo consumidor, não pelas empresas.
A sessão de hoje na Assembleia da República para assinalar a comemoração do XXXVI aniversário do 25 de Abril foi tudo menos tradicional.
Depois da enorme perplexidade que me deixou de boca aberta, soltei uma valente gargalhada. Numa iniciativa certamente tresloucada da Ana Cunha e Marta Eusébio Barbosa, estudantes de Ciências da Comunicação na Universidade do Minho, que eu não conheço (ainda) pessoalmente, está criado no Facebook o Clube de Fãs do blog/livro Relações Públicas Sem Croquete. Em 48 horas já se registam 35 membros!





Vi há pouco na televisão o presidente do Sindicato dos Jornalistas queixar-se do facto das mensagens divulgadas por esta instituição não terem eco na comunicação social. É caso para dizer que o SJ necessita do apoio de uma agência de comunicação.
“Afirmo peremptoriamente que não estou nessa corrida”
“Não faria sentido candidatar-me à liderança deixando o Parlamento Europeu. Os eleitores não compreenderiam isso. Seria um mau sinal dado à democracia.”


Ao que tudo indica 2010 será um ano mais sorridente para os profissionais de Comunicação e RP. Ver aqui as principais conclusões do Bellwether Report.


O que não se percebe são as declarações do porta-voz da TAP, António Monteiro, que referiu aos jornalistas tratar-se de um evento espontâneo. Ver aqui notícia do jornal I. Quem é que acredita que às 6h45 um conjunto de pessoas (algumas com fardas da TAP) se reuniria de forma espontânea em pleno átrio de check-in do aeroporto de Lisboa com coreografias encenadas e ao som dos Abba e Mariah Carey?