Mostrar mensagens com a etiqueta turismo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta turismo. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Marca Açores





Hoje escrevo este texto a partir dos Açores, mais concretamente da cidade de Ponta Delgada, onde irei participar como orador nas Jornadas de Relações Públicas, da Universidade dos Açores. Aproveito esta visita para escrever umas breves linhas sobre a marca Açores.
 
A chegada a partir de março das companhias low-cost aos Açores com a recente liberalização do espaço aéreo irá aumentar exponencialmente o número de voos para o arquipélago. Uma excelente notícia e um real impulso para o dinamismo e crescimento da Ilha de São Miguel. Uma boa oportunidade para a marca Açores se afirmar enquanto destino turístico de excelência a nível internacional. Beleza natural não lhe falta. Agora é importante agir no campo da promoção, divulgação e proporcionar a experiência do living Açores, principalmente junto dos principais stakeholders.
 
Não falo em campanhas de publicidade megalómanas banais, frias e desprovidas de qualquer tipo de emocionalidade. Nos tempos atuais, como todos sabemos, é insuficiente comprar espaço publicitário nos diferentes suportes para simplesmente nos autopromover. Refiro-me antes à execução de ações personalizadas e diferenciadoras para pessoas chave entre decisores, influenciadores, compradores e utilizadores. Refiro-me a potenciar histórias reais – o ideal – ou à criação e desenvolvimento de conteúdos próprios (storytelling). Refiro-me à capacidade de mostrar que somos relevantes e úteis para os nossos públicos.
 
Por isso digo que não basta criar conceitos e imagens bonitas – o apelidado embrulho – que só entusiasmam e cativam quem as desenvolve. No paradigma atual da comunicação e da forma como se consome informação, o mais importante é o conteúdo. E para isso é crucial estarmos atentos a tudo e a todos que nos rodeiam, sermos curiosos, perspicazes e não termos medo de ousar, mesmo que possamos falhar algumas vezes.
 
 

quarta-feira, 12 de março de 2014

A comunicação do destino Portugal





A propósito da abertura de hoje de mais uma edição da Feira Internacional de Turismo (BTL), em Lisboa, gostei de escutar as palavras do secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, sobre a estratégia de comunicação neste sector.
 

Retive alguns pontos:

» Desistir de campanhas de publicidade globais megalómanas;

» Fortalecer as PR. Continuar a apostar na relação com os media internacionais convidando-os a visitar o nosso país;

» Otimização nos motores de busca (Digital);

» Segmentar. Apostar em diferentes abordagens e mensagens de acordo com o mercado alvo.  
 

Na sua essência parecem-me ideias muito válidas. Afinal a crise também tem coisas boas!

 

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Caminhos sinuosos para o turismo nacional



Ter de sair do carro e pagar portagem num contentor é, no mínimo, ridículo. Ver notícias aqui ou aqui. Ainda por cima no país, embora não inventor, pioneiro na comercialização do sistema Via Verde. 

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Croquete venenoso


Uma brilhante campanha de Relações Públicas promovida pelo governo do estado de Queensland, na Austrália. Ver aqui. Uma prova de que uma ideia inovadora vale por vezes mais que uma campanha de milhões. Uma reflexão que deverá ser feita pelos responsáveis do Turismo em Portugal.