quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

"Como em todos os negócios temos de evoluir para sobreviver" - Tim Solomon



Tim Solomon, CEO da Ogilvy & Mather Portugal, referiu aqui ao Dinheiro Vivo a importância de inovar para sobreviver no competitivo mercado da Publicidade. 

Para evitar o que eu disse aqui é fundamental ir mais além, ter vontade, talento e trabalhar muito. Com esta atitude verá que rapidamente os problemas transformam-se em oportunidades.         

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Barbie sem cabelo e solidária? Parece que sim


Parece que a Mattel abandonou esta sua posição. Um ato inteligente e justo. É caso para dizer, mais vale tarde do que nunca. Ver aqui os novos desenvolvimentos.


segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Forum Communication On Top in Davos 2012


(informação enviada pelo Rui Martins)

3ª Edição do Forum “Communication on Top” irá realizar-se a 9-10 Fevereiro de 2012, na pitoresca cidade de Davos – Klosters (Suíça), onde são esperados responsáveis máximos de consultoras de comunicação e profissionais de comunicação inhouse de topo de multinacionais e outras organizações nas áreas de relações institucionais, relações públicas, comunicação de marketing, relações com investidores, representantes de Media, bloggers, reitores de universidades, cientistas e inovadores tecnológicos.
O Forum 2012 irá debruçar-se sobre os temas: Privacidade vs Publicidade, novos desafios para as Consultoras  nas áreas de RP, reputação territorial, comunicar inovações científicas, interacção com economias virtuais – social media games/Second Life/Online IPO, comunicação virtual vs face-to-face em RP e marketing, comunicação interna– RH vs. PR, comunicação de missão associativa – formar uma comunidade ou envolver-se socialmente? (Rui Martins, Director de Comunicação e Coordenador para Portugal será o moderador deste Debate) ... entre outros tópicos de interesse.

Daniel Höltgen – Director de Communicação do Council of Europe, James Gillies - Responsável de Comunicação do Group CERN, Paul Holmes - Fundador e CEO do The Holmes Report e dos SABRE awards, Gary Grates – Presidente e Director Geral da EDELMAN Change & Employee, USA; e Rui Martins  - Director de Comunicação da Dianova Portugal e Coordenador Regional para Portugal da European Association of Communication Directors e Communication On Top Forum são apenas alguns dos Oradores / Moderadores deste evento que em 2010 reuniu mais de 150 profissionais dos 5 continentes.
 
Mais informações sobre Programa, Comité e Inscrições em: http://www.forumdavos.com/programme

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Notícias à medida


Ainda não tinha referido este estudo da Carolina Enes que merece efetivamente ser destacado sobre a relação, sempre quente, jornalista – assessor de imprensa. Agora o que eu considero incrível é existirem notícias como a que se encontra abaixo, publicada hoje no semanário SOL, em que o conteúdo da notícia é desenhado à medida do interesse do jornalista. Por exemplo, porquê não referir outras conclusões do estudo como esta: “Metade dos consultores considera que os jornalistas manipulam a informação”. Isto de dizer que uns são anjos e outros demónios não fica nada bem.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Blogs do ano 2011


O blog Aventar está a organizar pela primeira vez um concurso de blogs (ver aqui). São várias as categorias em que os leitores podem votar até ao próximo dia 21. Em Comunicação Media encontram-se os blogs dos três projectos em que estou envolvido: Relações Públicas Sem Croquete, Guess What PR e Apanhado na Rede. Peço-vos que votem em consciência, desde que esta indique um destes três blogs de excelência. :-)

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Mais um excelente texto de João Adelino Faria sobre Comunicação



Os casos mediáticos da Maçonaria e Jerónimo Martins em análise por João Adelino Faria no Dinheiro Vivo aqui. Tal como também eu defendo, falar é ainda o melhor remédio. Ok, uma excepção para Eduardo Catroga. 

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Barbie sem cabelo e solidária? Why not?



De acordo com esta notícia, a ser verdade que a Mattel não aceita ideias não solicitadas de fontes externas, é um erro profundo da marca.

sábado, 7 de janeiro de 2012

A reacção da Jerónimo Martins

O Dinheiro Vivo, suplemento de Economia do Diário de Notícias, solicitou a minha opinião sobre como o Pingo Doce deveria recuperar a sua imagem. Tive oportunidade de dizer que deviam fugir do silêncio cómodo e comunicar os seus argumentos. Tomei hoje conhecimento que estão a entregar aos seus clientes nos supermercados um esclarecimento assinado pelo administrador-delegado, Pedro Soares dos Santos. Uma atitude totalmente acertada!   

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Caso Jerónimo Martins: Leitura comunicacional



Excelente análise do Alexandre Guerra, no PiaR, sobre a ida da Jerónimo Martins para a Holanda. Ver aqui a sua opinião.

Uma decisão que revela a insensibilidade dos nossos gestores para as áreas da Comunicação e Reputação. Se tivessem esse know-how ou procurassem o aconselhamento junto de profissionais qualificados (internos ou externos) antes de tomarem certas decisões, não assistiríamos a tanta incoerência entre o que se diz e o que se faz.

São episódios como este que justificam a introdução da Comunicação (de forma séria) nos MBA ou cursos de Gestão.